Foto: Nacho Olano
A equipe belga foi proclamada vencedora da final da Copa das Nações de Salto da Longines FEI, a mais importante competição de equipes equestres do ano, numa emocionante final que se realizou na tarde do último domingo no espaço olímpico do Real Clube de Polo de Barcelona.
Até o último obstáculo do último percurso, o vencedor ainda não estava decidido.
A equipe italiana teria a possibilidade de ganhar sua primeira Copa das Nações quando Lorenzo de Luca completou seu percurso sem penalidade. Infelizmente, o outro atleta italiano derrubou os dois últimos obstáculos quando já estava com uma das mãos no título.
Isso permitiu que a Bélgica, com 12 pontos, vencesse a Copa das Nações de Salto da Longines FEI e deixou a equipe italiana na quarta posição.
A França ficou em segundo lugar e a Irlanda em terceiro, todos com 16 pontos de penalidade, na competição que encerrou a 107ª edição do CSIO Barcelona.
A equipe belga foi formada por Niels Bruynseels (com Gancia de Muze), Pieter Devos (Claire Z), Jos Velrooy (Caracas) e Nicola Philippaerts (H & M Harley V. Bisschop), com Peter Weinberg como Chefe de Equipe.