A chuva e o mau tempo não desmotivaram os pequenos grandes competidores do Freio Jovem a darem o melhor de si. Dos 78 conjuntos ranqueados ao longo do ciclo, 65 entraram em pista entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro, trilhando um percurso adaptado do Freio de Ouro.
Dividido em oito categorias, o Freio Jovem abre portas para concorrentes de 6 a 20 anos. Oportunidade para alguns, sonho para outros, a disputa não utiliza a defesa de título com o objetivo de aumentar a possibilidade de desenvolvimento de cada competidor, novo ou não. Algumas diferenças no regulamento se adequam à experiência dos jovens conjuntos, como a não utilização de gado na Prova de Campo. A avaliação, nesse caso, observa aspectos como docilidade na largada, governo em velocidade, destreza, postura e rapidez no percurso.
A modalidade, oficializada pela entidade em 1994, naturalmente foi ganhando adeptos durante as duas décadas de existência. A prova representa uma parcela de novos ginetes que começam a treinar e se preparar para entrar em pista cada vez mais cedo. Com olhares atentos, a plateia vibra a cada movimento preciso dos concorrentes. Da família ou não, os espectadores torcem e se emocionam juntos.
Fonte: Por Redação ABCCC