A segunda decisão da Copa das Nações da Juventude no Winter Equestrian Festival em Wellington (EUA) nesse sábado, 5/3, foi da categoria Junior (14 a 18 anos) e o Time Brasil garantiu a medalha de prata. Já na categoria Mirim (14 a 18 anos) e Young Riders (16 a 21 anos), a nata jovem conquistou bronze e prata. A 4ª edição da Copa das Nações da Juventude que mais uma vez teve patrocínio da familia Andrade e Hollow Creek Farm contou com nove países. A armação de pista foi dos norte-americanos Steve Stephens e Ken Krome.
O chefe de equipe Caio Sérgio de Carvalho com os medalhista de prata da categoria Junior Victoria Mendonça, Pedro Backheuser, Nicolle Margeotto e Frederico Antelo
Oito equipes largaram na corrida pelo ouro que escapou por pouco dos Juniores do Brasil que totalizaram apenas quatro pontos perdidos contra três pontos perdidos do equipe campeã dos EUA. Frederico Antelo com Plantina Z fechou com cinco pontos na 1ª volta e pista limpa na 2ª, Nicolle Pantoja Margeotto com Chap Lando Z, com 2 e 5 pontos perdidos, Pedro Backheuser montando Uncle Berry, 1 e 4 pontos perdidos e Victoria Junqueira Ribeiro de Mendonça com Una Bella 9 que fechou a primeira rodada com somente 1 ponto perdido não largou na 2ª volta, pois o Brasil já era prata. A Irlanda completou o placar com medalha de bronze, 17 pontos perdidos.
Frederico com Platina Z, Nicole com Chap Lando Z, Pedro com Uncle Berry e Victoria com Una Bella 9
EUA, Ouro , Brasil, prata e Irlanda, bronze
Sem dúvida, o resultado da geração futuro do Brasil foi mais uma importante conquista e o ano ainda promete fortes emoções para os jovens talentos com a realização do Campeonato Sul Americano da Juventude, entre 5 e 11 de setembro, na Sociedade Hípica Paulista.
Histórico brasileiro na competição
Na categoria Junior o Brasil é bicampeão 2013 / 2014 e bronze em 2015 e prata 2016. Na categoria Mirim, o Brasil conquistou ouro em 2013, foi prata em 2014, 2015 e agora bronze em 2016. Na série Young Riders, a equipe brasileira foi bronze em 2013 e em 2016 repetiu a prata de 2015.
Nesse domingo, 6/3, a nata jovem retorna para o GP individual em cada uma das três categorias.
Junior
Campeã EUA – 3 pp
Emily Moffitt / For Sale 6 – 1/4
Kira Kerkorian / Nightfire 25 – 1/0
Brett Burlington / Bluf – 0/1
Ema Heise / Quentuck Jolly – ELM
Vice Brasil – 4 pp
Frederico Antelo / Platina Z – 5/0
Nicolle Pantoja Margeotto / Chap Lando Z – 2/5
Pedro Backheuser / Uncle Berry – 1/4
Victoria Junqueira Ribeiro de Mendonça / Una Bella 9 – 1/forfait
3ª colocada Irlanda – 17 pp
Jack Ryan / Mullaghdrin – 1/0
Phillip Carey / Sterlong Un Prince – 4/4
Jennifer Kuenhle / Larineta – 4/4
Conor McMahon / Casinjo EX Z – 5/8
Fonte: CBH – Carola May com fotos Gabriela Lutz / divulgação