Foto: João Victor Marcari Oliva montando o Lusitano Xiripiti TVF (Foto: Rui Pedro Godinho/Divulgação)
Principal nome do Hipismo Adestramento no Brasil, João Victor Marcari Oliva, 22 anos, recebe na noite desta quarta-feira (28/03) o cobiçado Prêmio Brasil Olímpico promovido pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). É a quarta vitória consecutiva do cavaleiro paulista que também é atleta militar. A cerimônia em homenagem aos melhores atletas do país em 51 modalidades acontece na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro.
Esta é a 19ª edição do Prêmio Brasil Olímpico, e além de João Victor outros dois cavaleiros também serão premiados: Márcio Carvalho Jorge, vencedor na modalidade Concurso Completo de Equitação (CCE) e Pedro Veniss, no Salto.
A escolha dos melhores do ano foi realizada por um júri composto por jornalistas, dirigentes, ex-atletas e personalidades do esporte.
Criador, preparador e treinador
Além de representar o Brasil nas pistas de Adestramento, João Victor Oliva também vem se dedicando à criação, preparação e treinamento de cavalos. Na Europa, tem aprendido como funcionam os grandes criatórios e aplicado este aprendizado na seleção do plantel de Lusitanos e animais de raças alemãs da Coudelaria Ilha Verde, no Brasil e na Alemanha. O objetivo do jovem criador é obter animais de alto desempenho atlético, em especial para o Adestramento.
Outro projeto que vem se consolidando é o de preparador e treinador de cavalos próprios e de outros criadores para apresentá-los nas pistas européias: “meu sonho é ser no Adestramento o que o Neco Pessoa (cavaleiro olímpico, treinador e pai do campeão olímpico Rodrigo Pessoa) foi para o Salto”, planeja o jovem talento.
**
Foto: João Victor Marcari Oliva montando o Lusitano Xiripiti TVF (Foto: Rui Pedro Godinho/Divulgação)
Fonte: Rute Araújo