SINUSITE EM EQUINOS: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

SINUSITE EM EQUINOS: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

SINUSITE EM EQUINOS: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Karin Elisabeth Rodrigues BORBA( BORBA,K.E.R).

RESUMO: A sinusite em equinos pode ser dividia em Primaria e Secundária. A sinusite primária se dá pelo acúmulo de exsudato por uma infecção bacteriana ou fúngica. Sinusite secundaria, quando pensamos em equinos esta ligada na maioria das vezes a distúrbios dentais. Endoscopia, radiografia, sinoscopia, tomografia computadorizada, cintigrafia e ressonância magnética são métodos extremamente importantes tanto para diagnóstico como para o estabelecimento de um prognóstico correto.

Palavras-chave: SINUSITE, EQUINOS, PAPILOMAVIRUS.

INTRODUÇÃO

A sinusite é uma inflamação de via respiratória que acomete a mucosa e os seios paranasais, geralmente associadas a um processo infeccioso por vírus, bactéria ou fungo. A doença pode ser secundária a uma infecção, quadro alérgico ou qualquer fator que atrapalhe a correta drenagem de secreção dos seios da face. No caso dos equinos existem sete pares de seios (Imagem 1).

Essa patologia pode ser dividia em primária e secundária, além de poder ser dividida em aguda, sub-aguda, crônica e aguda recorrente, dependendo do tempo de infecção e do intervalo entre infecções.

Artigo completo veja aqui.

Fonte: Informativo Equestre

Escreva um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here