A Federação Equestre dos Estados Unidos quebrou o silêncio sobre os vídeos de um conjunto de adestramento participando de uma prova nacional que se tornou viral on-line. A USEF disse que está “ciente do vídeo”, de um cavaleiro amador na Califórnia no mês de janeiro.
O concorrente e o seu treinador foram exibidos competindo no nível inter II em duas provas do festival. A amazona pode ser vista usando seu chicote, e usando brutalmente as esporas, tentando alguns dos movimentos mais difíceis, enquanto o cavalo pode ser observado, às vezes, incomodado.
“Ela e o cavalo obviamente não estão no mesmo denominador”, disse o comentarista durante um movimento.
Em uma prova anterior, o vídeo também foi compartilhado on-line, o conjunto obteve 52% e 51%.
“Esta é uma prova nacional, então temos algumas pessoas aqui com relativamente pouca experiência”, disse o comentarista.
O vídeo provocou indignação on-line, com condenação generalizada da atleta, enquanto outros sentiram que a natureza pessoal dos comentários sobre o conjunto era inadequada e alguns disseram que os juízes deveriam ter interrompido a reprise.
“O USEF está ciente do vídeo e das várias conversas resultantes do que o vídeo foi retratado”, disse o diretor-gerente de dressage da USEF, Hallye Griffin. “Alguns desses comentários não contribuíram para um debate bem fundamentado e respeitoso”.
A Sra. Griffin acrescentou que, além de uma pontuação mínima necessária para se qualificar para competições de estilo livre, a USEF “não possui regras em vigor no que diz respeito a padrões de equitação ou requisitos de qualificação para subir os níveis”.
Veja aqui o vídeo postado no facebook.
Fonte: Horse and Hound