Temporada portuguesa
O cavaleiro olímpico João Victor Marcari Oliva está em Portugal com a missão de registrar novos índices rumo aos Jogos Equestres Mundiais de Tryon, nos Estados Unidos, em setembro
João Victor Marcari Oliva e Xamã dos Pinhais: o conjunto brasileiro com mais índices rumo aos Jogos Equestres Mundiais de Tryon, EUA (Foto: Rui Pedro Godinho/Divulgação)
Principal nome do Brasil no Hipismo Adestramento, João Victor Marcari Oliva, 22, que desde 2014 reside na Alemanha, chegou em Portugal nesta sexta-feira, 2/2, para uma temporada de quatro meses, período em que participa de quatro Concursos de Dressage Internacional (CDI) e competições nacionais e volta a treinar com Carlos Manuel Lucas Lopes, juiz 4* da Federação Equestre Internacional (FEI). Na Alemanha, Norbert Van Laak continua como seu técnico.
Em terras lusas, o atleta olímpico participa do CDI3* Abrantes (23 a 25/3), CDI3* Alter do Chão (20 a 22/4), CDI3* Companhia das Lezírias (03 a 05/5) e CDI3* de Cascais (18 a 20/5).
Atleta militar (Sgtº Oliva), João Victor já soma cinco índices para os Jogos Equestres Mundiais (WEG, na sigla em inglês),registrados em 2017 e formando conjunto com Xamã dos Pinhais, um Puro Sangue Lusitano de propriedade de Victor Oliva e criação de Luis Ermírio de Moraes. Considerados a “Copa do Mundo” do cavalo e realizados a cada quatro anos, os Jogos Equestres Mundiais acontecem entre 11 e 23/9 no Tryon International Equestrian Center, em Mill Spring, na Carolina do Norte, Estados Unidos.
João Victor na Coudelaria Ilha Verde, em Araçoiaba da Serra (SP): seleção de cavalos Lusitanos e de raças alemãs de alta performance para o Adestramento (Foto: Neide Weingrill/Divulgação)
Para esta temporada em Portugal, João Victor levou cinco dos seus cavalos: os de raças alemãs Toliva V.O e Feel Good V.O e os Lusitanos Faisão TV, Hussein V.O e Xamã dos Pinhais, este, cavalo com quem formou conjunto nas Olimpíadas do Rio 2016, foi medalha de bronze por equipe no Pan de Toronto; Campeão individual e por equipe nos Jogos Sul-americanos de Santigo, no Chile, em 2014, e melhor resultado do Brasil em uma Final da Taça do Mundo de Dressage, em 2017, em Omaha, Estados Unidos.
A estreia em pista com a nova safra de animais, treinados e preparados pelo cavaleiro na Alemanha, faz parte do projeto da Coudelaria Ilha Verde de produzir animais de alta performance para o Adestramento. A Coudelaria Ilha Verde, que fica em Araçoiaba da Serra (SP), foi instituída no início da década de 1990 por Victor Oliva, e, hoje, está sob comando de João Victor.
Fonte: Rute Araújo
rutearaujoimprensa56@gmail.com