
Crédito da foto: Emidio Marques
Ter um animal como o espelho das condutas humanas. Para algumas pessoas pode soar como uma grande maluquice ou algo inalcançável. Os colaboradores da Esamc Sorocaba, no entanto, estão começando a enxergar a possibilidade com outros olhos.
Há algum tempo, quem trabalha na instituição de ensino tem sido apresentado a uma série de iniciativas que são parte do programa Academia de Lideranças. A intenção é prepará-los — por meio de conhecimentos teóricos e práticos — para se tornarem líderes. Na manhã de ontem, alguns profissionais da faculdade participaram do Treinamento Experiencial com Cavalos (TEC), uma dinâmica que estimula, sobretudo, a evolução humana.
O TEC foi apresentado aos colaboradores pelo Instituto Passo a Passo, de Itatiba, e as atividades, realizadas em um haras de Sorocaba. De acordo com a presidente e coordenadora técnica da instituição, Claudia da Costa Mota, é comum que a dinâmica cause surpresa a quem participa. “Eles não acreditam quando falamos que vamos trabalhar eles com os cavalos. O animal pode autoeducar, trazendo o melhor e o pior de nós. E aí entra o equilíbrio entre a nossa luz e a nossa sombra, para trazermos mais luz para o mundo do que sombra, mais consciência do que primitividade”, afirma.