João Victor Marcari Oliva montando o Lusitano Xiripiti TVF compete no próximo fim de semana (7 e 8/7) em Leudelange no CDI4* do Dressage Grand Ducal de Luxemburgo. O conjunto busca seu quinto índice rumo aos Jogos Equestres Mundiais de Tryon, nos Estados Unidos, em setembro.
O Grand Prix – prova válida como qualificativa – será disputado em dois dias: na sexta-feira (6/7) qualifica para o GP Freestyle, e no sábado (7), para o Grand Prix Special. O atleta do Ilha Verde Team compete no sábado, com o GP começando às 12h30 (07h30 no Brasil) e qualificando para o Grand Prix Special, atração do domingo (8) às 15h00 (10h00 no Brasil).
No Grand Prix o conjunto precisa alcançar o índice mínimo da Federação Equestre Internacional (FEI) que é de 66% na nota média final, e com um juiz 5*, que não pode ser o mesmo em concursos diferentes, critério exigido pela Confederação Brasileira de Hipismo (CBH). No CDI4* de Luxemburgo serão três os juízes 5*: Anne Gribbons, dos Estados Unidos – que presidirá o júri nos Jogos Equestres Mundiais -, Irina Maknami, da Rússia, e Susan Hoevenaars, da Austrália. O cavaleiro brasileiro ainda não foi julgado por nenhum destes juízes. Completam o júri Peter Hansághy (4*), da Hungria, e Magnus Ringmark (4*), da Suécia.
Participam das provas do CDI4* 85 conjuntos de 21 países, entre eles a alemã Isabell Werth, a número 1 no ranking da FEI (e também 3ª e 7ª colocada) e a vice-líder do ranking, a norte-americana Laura Graves. João Victor Oliva não é o único brasileiro no CDI4*: Rodolpho Riskalla com Don Henrico, já com índice para o WEG no paraequestre – também estará em pista. Rodolpho, aliás, já integrou o Ilha Verde Team quando morava no Brasil.
No geral, o evento está batendo recorde de inscrições: são 200 cavalos em pista, 31 provas e atletas de 30 países.
Na foto, em clique de Rui Pedro Godinho, João Victor Marcari Oliva e Xiripiti TVF, conjunto formado em 2018.
Para acompanhar os resultados, clique no link: https://online.equipe.com/pt/competitions/25404