Uruguaiana revela seus classificados da raça Crioula à Expointer

Forte na criação e colecionadora de prêmios, Uruguaiana (RS) já mostrava uma prévia da qualidade que entraria em pista durante a admissão comandada por Paulo Armando Solheid, técnico credenciado à Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC).

Uruguaiana revela seus classificados da raça Crioula à Expointer

Foto: Everton Souza Marita/ABCCC/Divulgação

Forte na criação e colecionadora de prêmios, Uruguaiana (RS) já mostrava uma prévia da qualidade que entraria em pista durante a admissão comandada por Paulo Armando Solheid, técnico credenciado à Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC).

Às 10h de sexta-feira, 27 de abril, o fato se comprovava: a disputa pelas oito vagas na final da Morfologia da Expointer seria acirrada entre os 64 admitidos. Tarefa para o jurado Jorge Agnelo do Nascimento, mais conhecido como Ginho, ao lado da secretária Luiza Martini.

De categoria em categoria, as filas foram se formando até garantir os melhores animais. E entre as quatro fêmeas selecionadas, quem puxou a frente foi Vistana da Boa Vista-TE, criação da Cabanha Boa Vista, localizada em Vacaria (RS). “Desde potranca, a Vistana chamou a atenção por ser uma égua diferente dentro da Cabanha. Ano passado ela já foi a Esteio, andou bem e esse ano está melhor e mais completa”, contou o criador e expositor, Fábio Camargo.

Sob olhar do jurado, os destaques da égua também ganharam sua atenção desde o primeiro momento. “Linda e distinta, ela se comportou muito bem na pista”, exaltou Ginho, que buscou durante todo o julgamento avaliar a qualificação morfológica, a caracterização racial, o comportamento e o temperamento dos animais.

Já nos machos, quem foi conhecido como Grande Campeão e Melhor Exemplar da Raça, foi Dom Juan de São Pedro – um cavalo muito apostado por seu dono. De acordo com o jurado, ele se destacou por suas linhas, profundidade, equilíbrio e capacidade de se movimentar a cabresto. Além disso, o animal apresentou boas angulações, aprumos e linha superior. O representante da Cabanha JLV, João D’ávila, conta que adquiriu o exemplar com a ideia de fazer dele um pai de cabanha e buscar o melhor dele nos campeonatos da Expointer. Passaporteado também para a ExpoFICCC 2018, Dom Juan leva para a casa mais um prêmio e alimenta as expectativas para quem conhece suas características. “Ele vem nos dando bons resultados, tanto na morfologia, quanto na criação. Posteriormente vamos testá-lo funcionalmente para ver como se sairá”, disse o proprietário.

Confira o resultado

FÊMEAS

Grande Campeã
Vistana da Boa Vista-TE, criador e expositor Fábio Camargo, Fazenda Boa Vista – Vacaria/RS

Reservada Grande Campeã
Neblina da Cabanha Santa Fé, criador Gilberto Rodrigues de Freitas e expositores Gilberto Rodrigues de Freitas e Antonella Blanco Suñé, Cabanha Santa Fé – Taquara/RS

Terceira Melhor Fêmea
Nicotina da Cabanha Santa Fé, criador e expositor Gilberto Rodrigues de Freitas, Cabanha Santa Fé – Taquara/RS

Quarta Melhor Fêmea
Muy Guapa do Rincão Monarca, criador Rodrigo Mombaque e expositor Cabanha Segat – Santa Maria/RS

MACHOS

Grande Campeão e Melhor Exemplar da Raça
Dom Juan de São Pedro, criador Eduardo Macedo Linhares e expositor Cabanha JLV – São Gabriel/RS

Reservado Grande Campeão
NH Fabuloso, criador e expositor Valdecir José Köhler, Cabanha Novo Horizonte – Horizontina/RS

Terceiro Melhor Macho
Três Pontas Buenaço da Boa Vista, criadores Fábio Camargo e Luiz Mierczynski Neto e expositor Parceria Três Pontas Buenaço da Boa Vista, Cabanha Boa Vista, Três Pontas e Rossato – Vacaria/RS

Quarto Melhor Macho
Comendador do Itapororó, criador Condomínio Rural Itapororó/Santa Marta e expositor Gilberto Rodrigues de Freitas, Cabanha Santa Fé – Taquara/RS

Fonte: Marina Bonati/ABCCC

Escreva um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here