O Florida Reining Classic 2018 aconteceu de 20 a 25 de fevereiro, no Jacksonville Equestrian Center, em Jacksonville, Flórida. Várias categorias foram disputadas, entre intermediárias, iniciantes, jovens, aberta e amador. Não é uma prova grande, mas reúne todos os anos alguns dos bons nomes da modalidade. Mais do que isso, atrai muitos jovens e iniciantes para testarem suas habilidades nos esbarros, spins, círculos e trocas de mão, movimentos característicos da Rédeas.
O Derby Open foi vencido por ninguém menos que Shawn Flarida. Com apenas 48 anos de idade, Shawn Flarida já alcançou muitos sucessos em todo esse tempo que atua como treinador e apresentador de cavalos de Rédeas nas principais provas da NRHA. No final de 2017, com os resultados da temporada, ele foi o primeiro a entrar para a galeria de NRHA Six Million Dollar Rider, ou seja, o primeiro competidor a atingir a marca dos seis milhões de dólares em ganhos pela NRHA. Um dos grandes ídolos da Rédeas no mundo, por seu talento nas pistas, talento em saber detectar quando o cavalo tem estrela e talento fora da pista por sua postura correta sempre.
Flarida apresentou Luckie Moonston e marcou impressionantes 230.5 pontos. Vitória incontestável no nível 4. “Esse cavalo é incrível. Já fiz algumas importantes finais com ele, incluindo NRHA Futurity e Derby, e ele se mantem firme e foi divertido apresenta-lo esta noite”, disse o campeão. Os feitos do cavalo estão elevando os ganhos de sua mãe, My Lucky Moonstone, como reprodutora. Flarida competiu também com o pai dele, Spooks Gotta Gun, outra dupla sensacional.
O Derby Open foi realizado no sábado, 24. Segundo lugar ficou para Dean Brown com Gunnatrashtheplace, empatado com Robin Schoeller e Tinseltown Flash, 225.5 pontos. Shoeller venceu o Nível 3 com o mesmo cavalo. Na Open Intermediate, a vitória foi de Mark E Tunner com Lil Gunner Twist, nota 219.
O Derby Non Pro Nível 4 teve como campeões Emma Lane e Gunner Gump, marcando 219 pontos. O reservado ficou para Janice Lehman e West Costa Willie, com 218.5 pontos. Pela Intermediate Non Pro, o primeiro lugar ficou dividido. Jessicah Keller, com Snip O Sattellite, e Emilia Ruetimann, com Black Haisl Gold, marcaram 216 e dividiram o título.
Ano passado Robin Schoeller foi o campeão do Derby. Em 2015, os brasileiros Franco Bertolani e Cristiano Coelho estiveram nessa prova. Franco ficou em quarto no Derby Open Nível 4 e Cristiano também em quarto no Derby Open Nível 1.
Por Luciana Omena
Fonte: Flórida Classic