Yane Marques é uma referência no pentatlo moderno brasileiro; Foto: Rodolfo Buhrer/COB
A pernambucana Yane Marques, 34, estará presente na disputa do Pentatlo Moderno na Olimpíada da Juventude Buenos Aires 2018, na Argentina. Mas, desta vez, a medalhista olímpica de bronze nos Jogos de Londres 2012 estará atrás das linhas de competição como uma das embaixadoras da modalidade no torneio no país vizinho, que acontecerá de 6 a 18 de outubro. Ela dividirá a função com o guatemalteco Charles Fernandez, 22, campeão Mundial Júnior de 2016.
O convite do Comitê Olímpico Internacional (COI) pegou Yane de surpresa. “Esse papel deveria ser parte obrigatória na carreira de todo atleta: usar seu exemplo como inspiração para os mais jovens. Nós que vivemos isso sabemos quão transformador é o esporte para o atleta e para sua família”, Yane defende. “Vai ser um momento histórico e gratificante para mim. Que eu consiga transmitir para os jovens competidores o quão bacana é viver em função do esporte”, ela completa.
Nos Jogos Olímpicos da Juventude de Buenos Aires, Yane participará de mesas redondas com os 48 pentatletas do torneio (24 em cada disputa), dentre eles a brasileira Maria Ieda Guimarães. A carioca de 17 anos conseguiu sua classificação ao ser a melhor sul-americana no Pan-Americano Júnior da modalidade, em agosto passado, no México.
Nova parceria com Fernandez
Nas conversas que terá na Argentina, Yane irá contar sua história para os pentatletas e seus técnicos, respondendo a questionamentos, além de acompanhar as provas e estimular os competidores nas disputas.
Ao falar do parceiro que terá no país vizinho para desempenhar essas funções, a pernambucana é só elogios. Além de várias disputas pelo mundo, ela teve a oportunidade de estar próxima do guatemalteco Charles Fernandez em treinamentos que eles fizeram juntos nos Estados Unidos.
“Charles é uma pessoa maravilhosa. Educado, dedicado, talentoso e carrega consigo justamente esses bons valores que o esporte nos ensina. Ele sabe ser campeão. Gosto muito dele e admiro sua carreira”, Yane elogia.
Além de Yane e Charles, o Pentatlo Moderno nos Jogos Olímpicos da Juventude de Buenos Aires vai contar com outra pentatleta de peso: Chloe Esposito. A australiana de 26 anos, que foi a campeã olímpica em Rio 2016, será uma das embaixadoras do país da Oceania na competição.
A disputa do Pentatlo Moderno nos Jogos Olímpicos da Juventude não conta com o hipismo, já que é para competidores de 15 a 18 anos. O programa da modalidade no torneio é o Tetratlo Moderno, uma das categorias de base do Pentatlo.
Fonte: Folha de Pernambuco