Os cavalos presos apresentam com maior frequência os casos de inchaço nos jarretes, que é proporcionado pela falta de exercícios. Recebe também o nome de congestionamento estático, o sangue agregado à linha dentro do jarrete causando o inchaço. Geralmente o animal não sente dor, e o inchaço desaparece facilmente com a realização de atividades.
O diagnóstico é fácil, basta apalpar a região e sentir se está quente, caso esteja, significa que existe uma lesão. Os tratamentos e prevenções variam de acordo com a situação do animal. Geralmente este problema permanece por toda vida do cavalo.
O tratamento pode ser realizado jogando água fria no local inchado, estimular o cavalo a prática de exercícios leves, curtos e fáceis. Esfregar o local com álcool isopropílico ou hamamélis após o exercício. Estimular o aumento da circulação com aplicação de sais e mentol.
A prevenção ainda é a melhor saída, manter uma rotina de exercícios para o cavalo, aumentando o tempo gradativamente, passar um tempo fora de estábulos, envolver as patas com bandagens entre intervalos de 12 horas para dar suporte e aplicar a pressão, medicar o animal através de prescrições medicas.
Fonte: Ehow