Um verdadeiro festival cor de rosa tomou conta da Sociedade Hípica de Campinas durante o final de semana com a realização da edição 2017 do Campeonato Paulista de Amazonas, único evento estadual com participação exclusivamente feminina do ano, entre 24 e 27/8. Um amplo lounge com decoração temática e diversos stands recebeu as atletas vindas dos quatro cantos do Estado, totalizando 331 conjuntos.
Disputado em quatro subdivisões com alturas distintas mas sem divisão por categorias, meninas e mulheres, profissionais e amadoras competem lado a lado nas séries Amazonas B (1 metro), Amazonas A (1,20m), Amazonas (1,20m) e Amazonas Top (1,30m), além das Amazonas Iniciantes, de 0,40 a 0,90m. Sábado, 26, foi o segundo dia de provas para o Salto com definição dos pódios das equipes, e o primeiro para o Salto Iniciante, cujas categorias têm tanto as finais individuais quanto por equipes no domingo.
Das 52 amazonas que largaram na categoria Amazonas B, nove continuam empatadas sem faltas após três percursos e cinco contam com apenas um ponto perdido na competição. Com certeza a disputa da final individual será acirrada. Na final por equipes, a Metropolitana II levou a melhor, vencendo com 5 pontos perdidos. O time Branco de Ribeirão Preto foi vice campeão com 8 pontos.
Amazonas B – 9 equipes
Campeã – Metropolitana II – 5 pontos
Giulia Malfatti / MSML Zebrino
Katharina Afrange Tuch / Enjoy da Cabana
Maria Eduarda Rosa Vianna / MC Fortuna Lutz
Maria Coelho Bento / Wimbledon TF
Vice – Ribeirão Preto Branca – 8 pontos
Giovanna Pereira Alves / SS Zinha
Luisa Parolin Ribeiro / Tempestade Santa Rosa
Marina Sbicca Pires / Dandara Lu
Dentre as 51 concorrentes da série Amazonas A, 16 conseguiram chegar ao final do terceiro percurso sem nenhum ponto perdido e oito ainda seguem na briga com apenas uma falta. Na final por equipes, as meninas de Ribeirão Preto subiram novamente no pódio, desta vez no lugar mais alto, conquistando o ouro sem penalidades. Granja Viana levou a prata com 4 pontos.
Amazonas A – 11 equipes
Campeã – Ribeirão Preto Branca – 0 pontos
Carolina Privato dos Santos / Caschira JMen
Gilda Gabriel Seabra / Avelã da Santa Helena
Camila Junqueira de Mendonça / Geysa HV
Ingrid Yuri Prioste / Cherry Pie
Vice – Granja Viana – 4 pontos
Sofia Rivera Porto / Latin Lover JC
Luiza Ferraz Cunha / Valentina
Paula Motta Maluf / Clarissa WE
Nicole Oazen Lua / Gordon
Já na categoria Amazonas, as moças do Clube Hípico de Santo Amaro não deram chance a ninguém e dominaram o pódio das equipes, com a Branca em 1º lugar, e a Azul em 2º, 4 e 5 pontos perdidos respectivamente. Apenas seis conjuntos viram empatados na liderança individual para o terceiro e último dia de provas. Outros quatro totalizam 4 pontos perdidos no campeonato em um total de 29 participantes.
Amazonas – 7 equipes
Campeã – CHSA Branca – 4 pontos
Mariana Moraes de Barros / SL Bizu
Gabriela Lemos Torres / Roxanne Equiprime
Fernanda Ribeiro Pereira / Frederico SI
Vice – CHSA Azul – 5 pontos
Maria Beatriz Marra Fasanella / Miss Cher Xangó
Isabella Bretthauer / FM Dior
Victoria Martins Janz / VMJ Graffe das Umburanas
Flavia Helena Junqueira Lopes / Crystal Santa Dalila
Na principal categoria, a Amazonas Top, são 17 conjuntos em pista. Computados os resultados dos dois primeiros dias, apenas duas concorrentes seguem sem faltas na liderança: Karina Goldmann com Wingina, por Santo Amaro, e Thais Balbino montando Pic Pic Une Aimeè, pela Hípica de Ribeirão Preto. Logo atrás, com apenas um derrube, aparecem no placar Claire Bays com 3I Kideo D’Alleume e Lucia Rivas apresentando Loreley JMen. Tanto Karina quanto Lucia integraram a equipe de ouro do CHSA, que venceu com 11 pontos perdidos. O vice-campeonato ficou com a equipe da casa.
Amazonas Top – 2 equipes
Campeã – CHSA Azul – 11 pontos
Karina Goldmann Torres / Wingina
Juliana Salles de Almeida / Bien Estelle
Barbara Monteiro de Souza / Cashmerecat
Lucia Maria Rivas Fernandez / Loreley JMen
Vice – SHC – 110 pontos
Fernanda Bianchi de Vuono / Pire Huet MPT
Marcia de Arruda Cury / Urucum 3K
Verena da Silveira Gouveia / Fellow Climber
FPH / Lucíola Cecchi; fotos: João Markun