Alguns dos itens mais importantes de valorização dos cavalos de alto padrão são, sem dúvida, os aprumos. A posição endireitada ou a postura do animal diz respeito a distância dos membros em relação ao chão.
Desta forma, o peso de um animal aprumado deve estar muito bem distribuído no corpo. Embora para alguns os aprumos sejam apenas um item desimportante, exigido apenas para os animais de competições e de nível elevado, o aprumo é de grande importância para a saúde de todos os equinos.
Isso porque os animais com estas medidas erradas podem desenvolver claudicações e ter dificuldades de locomoção. Além do mais, se forem garanhões, esses podem gerar potros com os mesmos problemas, caso a origem dos defeitos de aprumos seja congênita.
Os defeitos de aprumos podem ser adquiridos por conta do excesso de exercícios, deficiência nutricional, cascos mal cuidados, traumas, dentre outros.
Mas a boa notícia é que grande parte dos animais com defeito dos aprumos, quando submetidos a tratamento tem respostas e recuperação positivas. Por isso é muito importante que o profissional da área conheça bem o tema e saiba escolher o melhor caminho de tratamento.
São diversas patologias que acometem os equinos, dessa forma uma correta interpretação dos sinais apresentados pelo animal fazem toda diferença.
Fonte: Mundo equino