Os moradores da cidade de Orlândia, interior de SP, amanheceram nesta segunda-feira (03/07) revoltados. Isso porque quase 40 cavalos foram envenenados na Zona Rural da cidade, próximo ao Bairro José Vieira Brazão.
Ao todo nove animais morreram. Os que sobreviveram ficaram por horas agonizando até o salvamento que foi realizado por um único veterinário (Marcelo Moraes) que se prontificou ir até o local juntamente com um grupo de voluntários e também os proprietários dos animais.
Crueldade e tristeza, essas são as palavra que definem o sentimento de quem presenciou a cena dos cavalos agonizando até a morte após serem envenenados. Para a advogada Márcia Belato, que faz parte de um grupo de amigos que lutam pela causa animal na cidade de maneira voluntária, foi algo jamais imaginado. “O que eu vi hoje, nunca tinha visto em nenhum outro lugar. Foi uma tragédia, quem viu chorava, não tem explicação de tamanha crueldade que teve em Orlândia, peço mais fiscalização em cima disso. Isso foi crime”, diz Márcia.
A princípio, os proprietários dos animais imaginam que o envenenamento ocorreu devido a grande quantidade de uréia que a Usina ao redor teria despejado na cana-de-açúcar, em volta das propriedade, porém, não foram só os animais que estavam soltos que foram envenenados, mas também os que estavam dentro dos estábulos (local destinado onde os animais ficam para dormir e alimentar-se), o que causa ainda mais revolta da população.
Fonte: R7