O mal de cadeiras é uma doença causada por um protozoário, registrada há mais de 300 anos na Índia, em camelos e cavalos, e que se tornou presente também na criação ao longo dos anos, podendo levar o animal à morte em poucas semanas.
Essa enfermidade apresenta como sintomas principais a anorexia progressiva, fraqueza, febre e o comprometimento de vários órgãos, como fígado, baço e rins.
A transmissão ocorre pela picada das moscas de estábulo e em algumas regiões os morcegos hematófagos também são considerados os responsáveis, podendo atingir animais de todas as raças e idades.
O diagnóstico se dá por meio da observação direta, avaliando os sinais e também a análise clínica através da amostra de sangue. Já o tratamento passa pelo uso de medicamentos específicos, sendo que as drogas curativas são usadas apenas quando a incidência da doença no rebanho é baixa durante certo período.
Por isso é muito importante que sejam observadas as medidas de prevenção, como vacinas e métodos de controle dos vetores transmissores da doença.
Saber avaliar os principais sinais demostrados pelo animal faz toda a diferença no auxilio ao diagnóstico concreto.
Fonte:Escola do Cavalo/ Horse Brasil