Conhecida popularmente como “travagem”, a palatite em equinos é uma enfermidade que consiste na inflamação do palato, que é uma área situada entre a parede interna da boca e a orofaringe, o chamado “céu da boca”.
O problema se apresenta por meio de uma erupção no local, ocasionando ao animal dificuldades para respirar e se alimentar.
Isso pode resultar na queda do desempenho do mesmo, emagrecimento acentuado, dentre outros desdobramentos.
Um dos sinais mais importantes para a detecção da doença é quando o animal deixa comida cair da boca ou recusa o alimento.
A origem do problema, em potros, está relacionada à troca dentária, que ocorre até aproximadamente três anos de idade. Já adultos o motivo pode estar relacionado à alimentação, como por exemplo, milhos inteiros, capins muito duros, etc.
O diagnóstico preciso deve ser realizado por um profissional da medicina veterinária, que por meio da análise visual, juntamente com o auxilio dos aparelhos de odontologia equina corretos, poderá confirmar o caso.
Já o tratamento passa, geralmente, por uso de medicamentos anti-inflamatórios e mudanças do manejo alimentar, por meio de uma nutrição que não contenha substâncias muito duras e ásperas.