NÃO TIRE O “BIGODE” DO SEU CAVALO!

Bigodes de um cavalo (vibrissas) são instrumentos sensoriais incrivelmente importante para equinos. Os pêlos longos ao redor dos olhos e focinho são extremamente sensíveis e têm um rico suprimento nervoso. Cada fio tem uma região do córtex sensitivo dedicado a ele.

Veja as principais funções dos “bigodes” equinos:

»Equinos usam os “bigodes” para julgar a textura e a distância das coisas. Devido à posição de seus olhos, os cavalos não pode ver sob a sua boca, então utilizam os bigodes para que lhes permitem explorar e identificar o que está sob seu nariz.

»Potros usam seus bigodes para ajudá-los a localizar as mamas de sua mãe e descobrir de onde sugar o leite.

»Os bigodes e lábios trabalham em conjunto para reunir informações sobre o que comer e o que não comer. Isso significa que os cavalos sem bigodes são mais propensos a comer uma planta venenosa por engano.

»Os bigodes são usados para detectar o quão longe eles estão de uma superfície. Sem esta ferramenta sensorial eles estarão mais propensos a colidir em objetos e ferir seus rostos e olhos por acidente. Isto é extremamente necessário para cavalos estabulados, que estão cercados por muros, ganchos etc.

»Os bigodes podem até detectar energia vibracional, o que explicaria por que cavalos aproximam seus bigodes de cercas elétricas para testar se o aparelho está ligado e, assim, evitar um choque desnecessário.

»Cavalos usam seus bigodes para se comunicar com outro cavalo. Bigodes reforçam o seu sentido de toque e ajuda a sentir a contração e relaxamento dos músculos do outro cavalo, permitindo assim que avaliem o estado de espírito do outro.

 

Escreva um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here