O cavaleiro de Adestramento João Victor Marcari Oliva estreou na Copa do Mundo de Hipismo, em Omaha (EUA), nesta quinta-feira (30/03) com um resultado histórico para o Brasil. Com Xamã dos Pinhais, o jovem de 21 anos alcançou a pontuação de 68,214% e se classificou em 13º lugar para o GP Freesyle, prova com coreografia livre e música que acontece no sábado (01/04).
“Estou muito feliz com meu resultado hoje. Chegar até aqui é um sonho e pretendo melhorar ainda mais a minha nota no Freestyle. É uma honra competir na Final e poder representar o Brasil e o Exército Brasileiro”, disse João Victor.
Disputam a final do Adestramento os 18 melhores conjuntos do mundo, entre eles a alemã e seis vezes campeã olímpica Isabell Werth que não poupou elogios ao brasileiro. “O João Victor é o melhor brasileiro que já vi competindo, além de ser um cavaleiro muito desenvolvido. Estou surpreendida com a evolução dele nestes dois anos e meio que está morando na Alemanha, e ele já conquistou a admiração e o respeito de cavaleiros de todo o mundo. Com cavalos superiores o João Victor é um dos candidatos a se tornar top mundial”,comentou.
Essa é segunda vez que o Brasil tem um representante na final do Adestramento. Em 2010, a amazona Luiza Almeida, com Samba, participou da competição na Holanda e terminou em 15º lugar com a pontuação de 61.550%. A evolução da nota do Brasil mostra que todo o investimento feito pela Confederação Brasileira de Hipismo ao longo dos últimos anos no fomento à modalidade está no caminho certo.
“Foi emocionante ver o respeito que os tops mundiais do Adestramento e o público demonstraram pelo meu filho, pela idade dele e a paixão como ele monta e compete. Nunca tivemos um brasileiro neste patamar. O Brasil precisa conhecer o Adestramento e saber que tem talentos como o João Victor representando o país em eventos deste nível”, disse emocionado o empresário Victor Oliva.
Fonte: CBH