Com um carro 0 Km de premiação, a mais concorrida competição de Adestramento no país revelou os campeões de 2016 durante o Festival Kia Motors do Cavalo Lusitano de Tatuí, evento que teve como palco o Centro Hípico de Tatuí (SP), entre 9 e 11/12
Consolidou-se como sucesso a parceria firmada entre a Federação Paulista de Hipismo (FPH) e Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano para organização conjunta do Campeonato Paulista de Adestramento de 2016. Objetivando o fomento da modalidade pelo interior de São Paulo, a competição que até então era realizada em evento único foi dividida em seis etapas realizadas ao longo do ano nas cidades de Atibaia, Ibiúna, Itapira, São Paulo e Tatuí, palco de duas etapas, incluindo a ultima que teve peso dois e não podia ser descartada.
De atletas amadores a profissionais, a disputa foi acirrada. Afinal, um carro popular da marca Kia Motors fez parte da premiação especial, em um oferecimento da ABPSL, e sorteado entre todos os competidores que cumpriram o regulamento da FPH, ou seja, disputaram o mínimo de quatro etapas.
Amazonas e cavaleiros amadores disputaram títulos pelo Campeonato Paulista, enquanto competidores da categoria Profissional e da série Cavalos Novos (CN) levantaram o troféu pela Taça São Paulo de Adestramento.
Aberta a todas as raças, a competição, no entanto, foi dominada por conjuntos formados com cavalos Lusitanos. Pela Taça São Paulo, dos oito títulos em disputa seis foram conquistados por conjuntos Lusitanos. Pelo Campeonato Paulista, dos três títulos disputados o Lusitano faturou dois. Também venceram representantes das raças Friesian, Sela Holandesa e Hanoveriana).
Taça São Paulo de Adestramento
Cavalos Novos 4 anos: Márcio Alexandre/Hillarij (Sela Holandesa) pelo Haras do Drosa, de Itu (SP) com 58 pontos.
Cavalos Novos 5 anos: João Antônio Santana/Garrido do Juliana (Arena Lusitanos) com 46 pontos.
Cavalos Novos 6 anos: Sarah Godoy/Friend do Vouga (Haras Crystal) com 56 pontos.
Elementar Profissional: Elsom Aparecido Sabadini/Garboso Santana (EAS Centro de Treinamento) com 45 pontos.
Preliminar Profissional: Almir Marinho/Gengibre Comando SN (Coudelaria do Castanheiro) com 60 pontos.
Média I profissional: Jeferson Rodrigo Pereira/Ferragamo Crystal (Haras Crystal) com 46 pontos.
Média II Profissional: Edneu Senhorine/Havannah (Hanoveriana)
Forte I Profissional: João Antônio Santana/Belo IGS (Haras Coração Valente) com 44 pontos.
Campeonato Paulista
Forte I Amador: Yara do Amaral Fernandes/Dileto HI (animal de propriedade da amazona) com 60 pontos.
Forte II Sênior: Rodrigo Evangelista/Colosso do Azeredo (Coudelaria dos Damas) com 46 pontos.
Elementar Amador: Aneliese Franco Ferraz/Franke It Jaacpaad (Friesian) (Propriedade da amazona) com 53 pontos.
Premiação especial
A ABPSL ofereceu um carro da marca Kia, 0 km, que foi sorteado entre todos os conjuntos que cumpriram o regulamento de FPH, ou seja, competiram no mínimo em quatro etapas, incluindo a final. O carro foi entregue ao proprietário do animal. E para criar suspense, o presidente da ABPSL, Ismael Gonçalves da Silva sorteou cinco cavaleiros que tiveram direito a uma chave para tentar fazer funcionar o carro. O felizardo foi Edneu Senhorine, do Haras do Drosa, de Itu (SP). O carro foi entregue a Roberto Ferreira Camargo Pedrosa, proprietário do animal.
Fonte:
Rute Araújo
ruthe.araujo@uol.com.br