Amor com múltiplos benefícios

Já é conhecido que a prática esportiva traz inúmeros benefícios à saúde: ajuda a controlar o peso, aumenta a resistência muscular, melhora os níveis de colesterol no sangue, além de diminuir riscos de diversas doenças. Porém, além das melhorias facilmente percebidas também existem aqueles benefícios que são mais difíceis de mensurar e que extrapolam a esfera física. Vamos falar um pouco sobre eles?

 

Já é conhecido que a prática esportiva traz inúmeros benefícios à saúde: ajuda a controlar o peso, aumenta a resistência muscular, melhora os níveis de colesterol no sangue, além de diminuir riscos de diversas doenças. Porém, além das melhorias facilmente percebidas também existem aqueles benefícios que são mais difíceis de mensurar e que extrapolam a esfera física. Vamos falar um pouco sobre eles?

 No Brasil, em 2013, as 5 modalidades esportivas mais praticados pela população, segundo pesquisa do Ministério do Esporte, eram o futebol, disparado em primeiro lugar, seguido pela caminhada, vôlei, academia e natação. A principal motivação para a prática esportiva era a melhoria de vida e a amplificação da sensação de bem-estar.

 Quando se fala de Hipismo, no Brasil e ao redor do mundo a modalidade mais popular é o Salto. De acordo com dados da CBH (Confederação Brasileira de Hipismo), no país, o Salto é seguido pelo Enduro, Adestramento e CCE em número de praticantes federados. E quando se fala dos benefícios que esses esportes equestres trazem aos seus praticantes, a lista é extensa.

Os ganhos físicos, segundo a fisioterapeuta Andreia Cristina Belo, vêm principalmente em relação ao equilíbrio, coordenação motora e fortalecimento muscular. “É um esporte que trabalha praticamente todos os músculos e, enquanto andamos a cavalo, nosso corpo envia muitos estímulos ao cérebro, por isso é um exercício excelente quando se fala do trabalho da parte motora”, afirma a fisioterapeuta.

 Além disso, Andreia afirma que o ganho de autoconfiança e autoestima é muito grande. Para compreender melhor esses efeitos, também conversamos com a psicóloga esportiva Paloma Vaz, que nos explicou um pouco mais sobre os benefícios psicológicos que a pratica desportiva agrega às pessoas.

O sentimento de plenitude melhora o desempenho no esporte

Segundo a profissional, o principal objetivo da psicologia é o autoconhecimento e, para chegar a ele, é necessário falar não só com o atleta, como também com o ser humano. O esporte é o foco, mas como interfere na vida pessoal, o indivíduo deve ser trabalhado como um todo. “O paciente precisa se sentir feliz e satisfeito. É esse sentimento de plenitude que melhora o seu desempenho no esporte”, afirma a terapeuta.

 Para ela, o hipismo tem um grande diferencial em relação aos outros esportes: o contato com o animal e com a natureza. “O hipismo é diferente porque está inserido em um contexto, esse ambiente é favorável à socialização, porque o cavaleiro está em contato com outras pessoas; à concentração e percepção, uma vez que tem que estar sempre atento ao cavalo e suas necessidades; e a pessoa vai adquirindo segurança e confiança, que é um dos itens mais importantes dentro da psicologia”.

 Paloma também trabalha com atletas com deficiência, entre eles o medalhista de bronze na Rio 2016, Sérgio Oliva, e a paratleta que também representou o Brasil nos Jogos, Vera Lúcia Mazzilli, e nos contou que, para eles, o esporte ajuda no ganho de autonomia e independência. “Acho que o praticante com deficiência está constantemente sendo desafiado a buscar a melhoria e, com a prática do esporte, ele aprende que, dentro de suas limitações, tudo é possível”.

 

O Paraenduro também é muito praticado no Brasil e não para de ganhar adeptos

Flavia Milea, psicóloga do Centro de Equoterapia Espaço Equestre, também afirma que os principais ganhos psicológicos para os praticantes de equoterapia são autoconfiança, autoestima e desenvolvimento cognitivo. “Só de estar montado num cavalo, num animal maior do que ele, que é bonito e forte, o atleta já tem um ganho muito grande nesses quesitos”. Segundo ela, o psicólogo entra para que esses benefícios se amplifiquem e passem, também, para outros âmbitos da vida pessoal do praticante.

 Quando o tema é cavalo, a opinião das profissionais é unânime: “o cavalo é o grande terapeuta”. E o cavaleiro Renato Ribeiro, atleta de Salto, confirma: “ Eu acredito que a relação homem e cavalo melhora a vida da pessoa. Quando vemos os cavalos parece que desestressamos, é realmente uma terapia e é maravilhoso poder praticar um esporte e ainda ter contato com o animal que a gente ama”.

 Um dos grandes nomes do hipismo mundial e considerado mestre do esporte, Nelson Pessoa, certifica: “A relação com o cavalo dá disciplina para as pessoas, respeito e paciência. Se alguém gosta de cavalo, já é um bom sinal de caráter”.

 Com tantos benefícios, físicos e psicológicos, por que não se deixar apaixonar pelos cavalos e esportes equestres?

FONTE: http://chevaux.com.br/conteudo/amor-com-multiplos-beneficios

Escreva um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here