Equoterapia de Jaguariúna (SP) usa roupa especial semelhante à usada pela Nasa

equoterapia-de-jaguariuna

A união de duas terapias passaram a auxiliar no tratamento de pacientes com paralisia cerebral. O método, utilizado em um centro de recuperação de Jaguariúna (SP), junta a equoterapia com o therasuit, que é uma roupa especial semelhante à usada pela Agência Espacial dos Estados Unidos (Nasa) para desenvolver os movimentos do corpo. O uso da vestimenta unido à marcha com cavalo e à interação com a natureza acelera a melhora, segundo os especialistas. O trabalho é gratuito e voltado para famílias de baixa renda.

A roupa está presa por elásticos que fazem o papel dos músculos dos pacientes e potencializam as habilidades motoras funcionais de cada um. Indicado para casos de paralisia cerebral, além de outras doenças que afetam a coordenação motora, a terapia utiliza cordas elásticas que permitem a execução de movimentos de alta complexidade, que simulam efeitos da gravidade.
A vestimenta foi desenvolvida nos moldes da que é utilizada pela Nasa para reabilitar astronautas que apresentam fraqueza muscular e fraturas depois de voltar do espaço. A fisioterapeuta do Centro de Equoterapia de Jaguariúna, Maryanne Soares, afirmou que em uma semana já é possível ver o resultados das mudanças realizadas pela terapia que une o tratamento com os cavalos e a roupa.
“Em uma fisioterapia convencional comparado com o intensivo do therasuit a gente tem uma redução de um ano para um mês. Além disso, a técnica não é só usada em crianças, ela é aconselhada para adultos também” afirmou Maryanne.
Pelo menos 170 crianças são atendidas gratuitamente no Centro de Equoterapia de Jaguariúna. Segundo a fisioterapeuta, em uma sessão de equoterapia de 30 minutos são feitos 22 mil estímulos musculares. Para mais informações, os interessados devem usar o telefone (19) 7819-3580.

Escreva um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here