Foto: A equipe do cavalo
Sistema Respiratório Qualidade do Ar DPOC, arfa & RAO Older cuidado do cavalo Preocupações
Alguns cavalos suscetíveis, muitas vezes, ficam doentes, se forem mantidos em uma tenda com ar empoeirado, ou se são alimentados com feno e, que estiver com poeira ou mofo.
Os adultos com asma lutam para respirar quando eles são expostos à poeira e alérgenos. Eles podem expirar sem muita dificuldade, mas seus pulmões inflamados com as vias aéreas estreitadas torná-lo difícil de inalar oxigênio suficiente, e o muco nas suas vias aéreas leva à tosse.
Quando os cavalos têm os mesmos sinais clínicos, a condição é muitas vezes referida como “arfa” (embora o nome oficial foi recentemente alterada para, simplesmente, equinos asma). Em Ontário, Canadá, onde muitos cavalos estacionam dentro de casa regularmente, é uma condição muito comum.
“Todo o proprietário do celeiro com 10 ou mais cavalos vai saber sobre heaves”, diz Dorothee Bienzle, DVM, PhD, Dipl. ACVP, professor pathobiology da Universidade de Ontario Veterinary College de Guelph.
Não se sabe por que alguns cavalos desenvolvem a doença e outros não. Um cavalo suscetível ficará doente se for mantido em uma tenda com ar empoeirado, ou se é alimentado com feno e que está empoeirado ou bolor, enquanto outros cavalos que são semelhantes em idade e condição permanecer saudável.
A pesquisa de Bienzle visa descobrir os fatores genéticos subjacentes que levam a essas respostas diferentes.
Ela e seus colegas estão estudando dois grupos de cavalos: um que tem heaves e um que não. Todos os cavalos serão testados para determinar como eficazmente os seus pulmões estão funcionando.
Os pulmões, seja a cavalo ou humana, tem vários tipos diferentes de células, diz Bienzle. Alguns têm cílios, que se movem as partículas de poeira para fora dos pulmões quando são inaladas. Outros surfactantes criar células que ajudam revestir o interior dos pulmões e prevenir danos. Quando um cavalo tem heaves, as células são feridos e alguns morrem. Novas células crescem para substituí-los, mas falta-lhes a capacidade de se transformar em vários tipos de células especializadas presentes em um pulmão normal e saudável. Isso significa que os pulmões do cavalo são mais vulneráveis a danos futuros.
Bienzle está a efetuar a sequenciação dos genes de ARN nas células para descobrir quais os genes regulam as respostas de células. Mutações em genes podem afetar as proteínas que são produzidas, o que por sua vez afetam o comportamento das células. O trabalho de Bienzle não apenas analisar os genes, mas utilizar os dados recolhidos para determinar a forma como as proteínas são expressas em relação às variações genéticas.
Não só esta informação ajuda veterinários poderia entender melhor heaves em cavalos, também poderia contribuir para uma melhor compreensão da asma em humanos.
Bienzle diz que o foco para proprietários de cavalos deve ser a prevenção. “Esta doença é quase 100% evitável”, diz ela. “Deixe o seu cavalo respirar ar fresco e não se alimentam de feno com poeira ou mofo.”
The Horse
Ela diz que o mesmo se aplica aos casos de asma humanos, embora o ambiente tende a ser mais complexa. Filhos de fumantes ou aqueles que vivem em apartamentos porão úmido, por exemplo, são muito mais propensos a desenvolver asma do que aqueles que crescem em ambientes com ar de boa qualidade.
“A qualidade do ar é tão importante para as pessoas e animais”, diz Bienzle