Atletas equinos da Rio 2016 recebem cuidados veterinários de primeira linha em Deodoro

Os melhores atletas equinos do mundo que estão no Complexo Esportivo de Deodoro já estão preparados para ajudar seus parceiros humanos a ganhar as medalhas nas provas de hipismo. Enquanto focam na busca pelas medalhas, eles têm acesso a equipamentos veterinários de alta tecnologia como nenhum outro.

Localizados nos estábulos de Deodoro, os 1.000 metros quadrados da clínica veterinária englobam tudo que é necessário para manter os mais de 200 cavalos de 43 países em boa forma e preparados para os Jogos Olímpicos no Rio, por meio do trabalho de especialistas a postos para cuidar de qualquer necessidade de última hora. A clínica também será completamente operacional para os cavalos paralímpicos que virão a Deodoro no próximo mês.

Amparada por uma forte equipe de 130 cirurgiões veterinários, anestesistas, especialistas em imagem e profissionais médicos brasileiros e de outras partes do mundo, a clínica inclui tecnologias de última ponta em patologia, endoscopia, radiografia e ultrassonografia, assim como dispensário, equipamentos para realização de cirurgia de emergência e estábulos de tratamento especializados.

3 - image003

Ana Paula Marinho – especialista em reprodução do sul do Brasil e técnica em veterinária na Rio 2016 (Arnd Bronkhorst/FEI)

Download: www.feiphotos.org

 

A clínica oferece cuidados veterinários de rotina e, em caso de emergência, os especialistas estão a postos para oferecerem tratamento aos cavalos. Nova ambulâncias especialmente equipadas para cavalos também estão ao redor do local das provas, caso qualquer um dos animais necessite ser transportado para a clínica. Além disso, uma rede de fisioterapeutas trabalha a todo vapor para manter os cavalos em excelente forma, enquanto as temperaturas dos cavalos e seus suprimentos de água e comida são permanentemente monitoradas por seus especialistas e cavalariços.

4 - image004

Erik Bergman – Rio 2016 especialista em imagem ortopédica (Arnd Bronkhorst/FEI)

Download: www.feiphotos.org

Para refrescar

Apesar de os Jogos ocorrerem durante o inverno no Rio, pode haver mudanças bruscas de temperatura, por isso, manter os cavalos refrescados é o foco principal. Os animais reagem ao calor de forma diferente dos atletas humanos, por conta de seu tamanho, mas, assim como no caso dos atletas humanos, é primordial que tenham sua temperatura reduzida.

Todos os dias, mais de 46.000 litros de água e 400 kg de gelo, para esfriar a água, são usados no Centro Olímpico Equestre somente para refrescar os cavalos após o treino e competição.

Tendas habitacionais com ventiladores, usados tanto para atletas humanos quanto equinos, estiveram disponíveis ao final das provas de CCE e serão disponibilizadas próximas às arenas de treinamento e aquecimento para as provas de Salto e Adestramento, mantendo os atletas mais musculosos da Rio 2016 refrescados.

“A saúde e bem-estar de nossos cavalos é a prioridade máxima durante os Jogos”, disse o presidente da Comissão Veterinária das Olimpíadas e Paralimpíadas, Thomas Wolff. “Muitos de nossos cavalos têm seus próprios veterinários no local, e é ótimo ver como eles ficaram impressionados com nossos equipamentos”.

Wolff (65), que vai trabalhar diretamente com a gerente de serviços veterinários das Olimpíadas, Juliana de Freitas (40), é diretor veterinário da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) há 15 anos. Ele integrou a equipe brasileira de veterinários nos Jogos de Seoul e Beijing e atua em São Paulo como especialista de cavalos que participam de competições nas três modalidades olímpicas – Salto, Adestramento e CCE – e corrida.

“Nossos cavalos sempre merecem o melhor, e nesses primeiros Jogos na América do Sul, é extamente isso que estão recebendo. Nós sabemos tudo sobre cada cavalo em cada segundo do dia, graças ao nosso sistema de monitoramento, e aos melhores cuidados veterinários do mundo oferecidos a eles. Estamos muito ansiosos em ver a conquista de medalhas e novos recordes olímpicos no Rio”.

Fonte: Danielle Monteiro

Escreva um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here