Adestramento terá os melhores do mundo competindo com jovens cavaleiros brasileiros

Pista de Deodoro recebe alguns dos maiores nomes do Adestramento mundial, como a britânica Charlotte Dujardin e o holandês Edward Gal

adestramento publico

 Com uma  manhã fria e chuvosa do Rio de Janeiro começou  o dia tão aguardado no Complexo Deodoro, com a participação de  alguns dos melhores cavaleiros e cavalos de Adestramento do mundo. Entre eles, ninguém menos com a britânica Charlotte Dujardin e seu cavalo Valegro, conjunto medalha de Ouro na Olimpíada de Londres, em 2012, e do WEG da Normandia, em 2014. Em pista, nomes respeitados e consagrados como o holandês Edward Gal, a alemã Kristina Bröring-Sprehe e muitas outras estrelas da dressage mundial.

Pelo time do Brasil, a equipe mais jovem de todas as nações, com idades que variam de 18 a 24 anos. Pedro Almeida, Giovanna Pass, João Victor Oliva e LuÍza Tavares, a “veterana” que vai para sua terceira olimpíada. Todos montandio cavalos Lusitanos. Os dois primeiro estreiam nesta quarta-feira. Luíza e João Victor se apresentam na quinta-feira. Uma oportunidade desses novos talentos ganharem experiência e de dividir a pista com alguns ícones da modalidade.

A britânica Charlotte Dujardin, 31 anos, veio ao Brasil com a expectativa de ganhar mais um ouro olímpico e provavelmente aposentar seu parceiro Valegro, de 15 anos. Os dois detém os três recordes mundiais no Grand Prix, Grand Prix Especial e Freestyle. Eles levaram o ouro duplo no Alltech FEI World Equestrian Games™ 2014, na Normandia (França) e ouro no Grand Prix Especial e Freestyle no Campeonato de Adestramento Europeu da FEI, em Aachen (Alemanha) em 2015. Também foram campeões no Reem Acra FEI World Cup™ Dressage em 2014 e 2015.

O holandês Edward gal, que fez história com o incrível Totilas, promete não deixar as coisas fáceis para a britânica. Montando Voice, vai colocar em pista a experiência de uma dos cavaleiros mais completos dos últimos tempos. Charlotte também terá um páreo duro com os alemães Kristina Bröring-Sprehe, montando Desperados FRH,e Isabell Werth, com Weihegold Old. Werth é uma lenda com oito medalhas olímpicas guardadas em seu armário de troféus, desde os Jogos de Barcelona de 1992, quando ela ganhou o ouro por equipe e prata no individual com Gigolo. Werth encontrou outra parceria mágica em sua égua de 11 anos de idade Weihegold, e existe uma nova energia em torno da atleta de 47 anos, na medida em que caminha rumo a sua quinta Olimpíada.

Trata-se, sem dúvida, de uma oportunidade única de ver em solo brasileiro as estrelas do Adestramento mundial.

Fatos e figuras: Adestramento

Ao todo, 25 nações participam da competição, sendo 11 equipes e 13 países representados por um atleta cada, com um total de 60 cavaleiros.

Os britânicos são campeões por equipe e no individual

A parceria britânica Charlotte Dujardin e Valegro ganharam tanto por equipe quanto no individual nos Jogos Olímpicos de Londres 2012. Eles bateram o recorde no Grand Prix, Grand Prix Especial e Freestyle. Levaram dois ouros no Alltech FEI World Equestrian Games™ 2014 na Normandia (França) e ouro no individual no Campeonato de Adestramento Europeu da FEI, em Aachen (Alemanha), em 2015. Também foram coroados campeões na Reem Acra Copa Mundial de Adestramento da FEI em 2014 e 2015.

A alemã Isabell Werth é mais um fenômeno do esporte e parece estar pronta para bater um novo recorde na Rio 2016. Ela já detém oito medalhas desde os Jogos Olímpicos de Barcelona em 1992, quando levou o ouro por equipe e a prata no individual. Se ganhar a o ouro no Brasil, vai alcançar a nona medalha olímpica, já conquistada pela holandesa Anky van Grunsven (Países Baixos) durante sua carreira espetacular.

Anky van Grunsven também detém o recorde por levar três títulos olímpicos seguidos – em 2000 em Sydney (Austrália), em 2004 em Atenas (Grécia) e em 2008 em Hong Kong (China). Na história do Adestramento Olímpico, a Alemanha dominou o quadro de medalhas, levando 12 por time e sete no individual. Haverá três competições separadas – Grand Prix, Grand Prix Especial e Freestyle to Music.

Os juízes

O presidente do Grande Júri de Adestramento é o mexicano Maribel Alonso e os membros permanentes do quadro são Gary Rockwell (EUA), Stephen Clarke (Grã-Bretanha), Eddy de Wolff van Westerrode (Países Baixos), Peter Holler (Alemanha), Thomas Lang (Áustria) e Susanne Baarup (Dinamarca).

O quadro de juízes fiscalizadores (JPS) foi introduzido pela FEI em 2011, a fim de oferecer um sistema de back-up para a correção de erros em todos os eventos, incluindo as Olimpíadas. O JPS também avalia a qualidade do trabalho dos juízes líderes de Adestramento, auxilia na seleção daqueles que serão os delegados superiores do esporte e age como um link entre juízes e a FEI. Os integrantes do JSP na Rio 2016 são  Mary Seefried (Austrália), David Hunt (Grã-Bretanha) e Uwe Mechlem (Alemanha). O delegado de Adestramento da FEI é o belga Jacques van Daele. O chefe administrativo de Adestramento é Elisabeth Williams, que será auxiliada pela Americana Lisa Gorretta.

As equipes

Austrália: Mary Hanna (Boogie Woogie 6), Kelly Layne (UdonP), Kristy Oatley (Du Soleil), Lyndal Oatley (Sandro Boy). Reserva: Susanne Hearn (Remmington).
Brasil: Luiza Tavares de Almeida (Vendeval 4), Giovana Prado Pass (Zingaro de Lyw), Joao Victor Marcari Oliva (Xama Dos Pinhais), Pedro Manuel Tavares de Almeida (Xaparro Do Vouga). Reserva: Manuel Rodrigues Tavares de Almeida Neto (Vinheste). Dinamarca: Anna Kasprzak (Donperignon), Agnete Kirk Thinggaard (Jojo AZ), Cathrine Dufour (Cassidy), Anders Dahl (Selten HW).
Dinamarca: Anna Kasprzak (Donperignon), Agnete Kirk Thinggaard (Jojo AZ), Cathrine Dufour (Cassidy), Anders Dahl (Selten HW).
França: Stephanie Brieussel (Amorak), Ludovic Henry (After You), Karen Tebar (Don Luis), Pierre Voila (Badinda Altana), Alexandre Ayache (Axel).
Grã-Bretanha: Fiona Bigwood (Orthilla), Charlotte Dujardin (Valegro), Carl Hester (Nip Tuck), Spencer Wilton (Super Nova ll). Reserva: Lara Griffith (Rubin Al Asad).
Alemanha: Kristina Broring-Sprehe (Desperados FRH), Sönke Rothenberger (Cosmo), Dorothee Schneider (Showtime FRH), Isabell Werth (Weihegold OLD). Reserva: Hubertus Schmidt (Imperio).
Japão: Kilchi Harada (Egistar), Yuko Kitail (Don Lorean), Akane Kuroki (Toots), Masanao Takahashi (Fabriano 58).
Países Baixos: Adelinde Cornelissen (Parzival), Edward Gal (Voice), Hans Peter Minderhoud (Johnson), Diederik van Silfhout (Arlando). Reserva: Madeleine Witte-Vrees (Cennin).
Espanha: Claudio Castilla Ruiz (Alcaide), Beatriz Ferrer-Salat (Delgado), Severo Jesus Jurado Lopez (Lorenzo), Jose Daniel Martin Dockx (Grandioso). Reserva: Borja Carrascoa (Wonder).
Suécia: Patrik Kittel (Deja), Juliette Ramel (Buriel KH), Taquise Nilshagen (Dante Weltino), Tinne Vilhelmson Silfven (Don Auriello). Reserva: Mads Hendelowitz (Jimmie Choo).
EUA: Steffen Peters (Legolas 92), Laura Graves (Verdades), Kasey Perry-Glass (Dublet), Alison Brock (Rosevelt). Reserva: Shelly Francis (Doktor).

Individual

Áustria: Victoria Max-Theurer (Della Cavaleria).
Bélgica: Jorinde Verwimp (Tiamo).
Canadá: Belinda Trussel (Anton), Megan Lane (Caravella).
República Dominicana: Yvonne Losos de Muniz (Focoloco W).
Irlanda: Judy Reynolds (Vancouver K).
Itália: Valentina Truppa (Chablis).
Coreia: Dongseon Kim (Bukowski).
México: Bernadette Pujals (Rolex).
Nova Zelândia: Julie Brougham (Vom Feinstein).
Palestina: Christian Zimmermann (Aramis).
África do Sul: Tanya Seymour (Ramoneur 6).
Rússia: Inessa Merkulova (Mister X), Marina Aframeeva (Vosk).
Suíça: Marcela Krinke Susmelj (Molberg).
Ucrânia: Inna Logutenkova (Don Gregorius)

http://sportv.globo.com/olimpiadas/videos/v/giovanna-prado-pass-se-apresenta-no-adestramento-individual-grande-premio/5225650/

http://sportv.globo.com/olimpiadas/videos/v/pedro-almeida-no-adestramento-individual-grande-premio/5224790/

Hoje aconteceram as apresentações dos cavaleiros: Pedro Almeida e Giovanna Pass, que representaram muito bem o Brasil. Vejam os vídeos acima.

Escreva um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here