Prévia Hipismo Adestramento

JOGOS OLÍMPICOS RIO 2016 – PRÉVIA DE ADESTRAMENTO

Ordem de apresentação dos competidores amanhã, 10/8: http://rio2016.live.fei.org/Dressage1/startlist

 

O casal britânico pode vencer novamente?

Por Louise Parkes

O roteiro não poderia ter sido escrito de outra forma quando os cavaleiros de Adestramento da Grã-Bretanha conquistaram o ouro por equipe em “casa”, nos Jogos Olímpicos de 2012 no Greenwich Park. Um dia após sua equipe de salto subir ao pódio pela primeira vez em 60 anos, foi a vez de Carl Hester, Laura Bechtolsheimer e Charlotte Dujardin empolgarem a torcida ao comemorarem as primeiras medalhas de Adestramento para a Grã-Bretanha na história dos Jogos. E, melhor ainda, de ouro. Dujardin acrescentou à vitória a conquista do título individual e, quatro anos depois, a pergunta é se ela e seu cavalo Valegro vão alcançar a marca novamente.

 Eles chegaram ao esporte já na crista da onda da emoção criada pela parceria holandesa de Edward Gal e seu fabuloso garanhão, Totilas. Esse par deixou a torcida enlouquecida em uma noite de agosto em 2009 no Castelo de Windsor, na Grã-Bretanha, quando venceram o título de Freestyle europeu e, desde então, as coisas mudaram.

O esporte, antes relativamente tranquilo, percebeu o valor da graça da modalidade, e Dujardin e Valegro ergueram a bandeira bem alto com uma multidão de fãs apaixonados acompanhando cada um de seus passos.

Recordes mundiais

O par agora detém os três recordes mundiais no Grand Prix, Grand Prix Especial e Freestyle. Eles levaram o ouro duplo no Alltech FEI World Equestrian Games™ 2014, na Normandia (França) e ouro no Grand Prix Especial e Freestyle no Campeonato de Adestramento Europeu da FEI, em Aachen (Alemanha) em 2015. Também foram campeões no Reem Acra FEI World Cup™ Dressage em 2014 e 2015.

No entanto, sua margem de vitória no Freestyle em Aachen no verão passado foi bem apertada, com apenas 0.25 por cento de diferença em relação ao conjunto alemão Kristina Bröring-Sprehe e Desperados FRH, que devem dar trabalho a seus principais rivais no Rio.

O time alemão teve que ficar com o bronze no Campeonato Europeu um  ano atrás, quando os britânicos levaram a prata e os holandeses Diederik van Silfhout, Patrick van der Meer, Edward Gal e Hans Peter Minderhoud, o ouro. Mas os alemães parecem bem fortes para a Rio 2016, onde Bröring-Sprehe está acompanhado de Sönke Rothenberger, Dorothee Schneider e a inimitável Isabell Werth.

Werth é uma lenda com oito medalhas olímpicas guardadas em seu armário de troféus, desde os Jogos de Barcelona de 1992, quando ela ganhou o ouro por equipe e prata no individual com Gigolo. Werth encontrou outra parceria mágica em sua égua de 11 anos de idade Weihegold, e existe uma nova energia em torno da atleta de 47 anos, na medida em que caminha rumo a sua quinta Olimpíada.

Espetacular

No Campeonato de Adestramento alemão em junho, em Balve, Werth conquistou a prata junto com seus parceiros Dorothee Schneider e o número 1 Bröring-Spreche, e o bronze com resultados espetaculares.

Carl Hester (Nip Tuck) acompanhou Dujardin, Fiona Bigwood (Orthilia), Spencer Wilton (Super Nova ll) na tentativa britânica de alcançar o título em Londres 2012, enquanto a Holanda tentava o mesmo com Adelinde Cornelissen (Parzival), Edward Gal (Voice), Hans Peter Minderhoud (Johnson) e Diederik van Silfhout (Arlando). Mas, de alguma forma, naquele momento, o time da Alemanha – país com o maior recorde no Adestramento Olímpico, com 12 por equipe e sete títulos no individual – seria a verdadeira força que teriam que enfrentar.

O que é Adestramento? 

Adestramento é treinar o cavalo a um alto nível destacando seu atletismo e a beleza de seus movimentos. Em busca do melhor, cavalo e cavaleiro trabalham em perfeita harmonia e juntos parecem “dançar”.

Como funciona…

As medalhas por equipe serão definidas após o Grand Prix Especial, no dia 12 de agosto, quando acontece também a segunda classificação individual, na qual os 18 melhores vão competir no Freestyle final dois dias depois. O Freestyle to Music é uma competição feita individualmente. Somente três atletas de cada nação podem competir no Freestyle.

Um time é composto por três ou quatro conjuntos (cavalo-cavaleiro), com os melhores três resultados do Grand Prix e o Grand Prix Especial que contam para a classificação final da equipe.

Um sorteio computadorizado para definir a ordem inicial no Grand Prix é realizado após a inspeção de cavalos no dia 8 de agosto. Atletas individuais serão sorteados primeiramente, na ordem inversa da lista do Ranking de Adestramento Mundial, em dois grupos, com os atletas com maior pontuação sorteados no segundo dia. Equipes serão sorteadas em grupos de cinco.

A ordem de início para o Grand Prix Especial será sorteada em grupos durante o encontro de Chefes de Equipe, no dia após o Grand Prix. A ordem de início dos atletas na equipe vai permanecer a mesma da do Grand Prix.

A ordem de início para o Grand Prix Especial será sorteada nos seguintes grupos durante o encontro de Chefes de Equipe:

(i) 1st grupo: Atletas individuais que ficaram entre o quinto e oitavo lugares no Grand Prix;

(ii) 2nd grupo: Atletas das equipes posicionadas entre o quarto e sexto lugares no Grand Prix;

(iii) 3rd grupo: Atletas individuais que ficaram entre a primeira e quarta posições no Grand Prix;

(iv) 4th grupo: Atletas de equipes que ficaram entre a primeira e terceira colocação no Grand prix;

A ordem de início dos atletas junto com a equipe permanecerá a mesma que no Grand Prix.

As provas de Adestramento são o FEI Grand Prix, o FEI Grand Prix Especial e o FEI Grand Prix Freestyle.

Fatos e figuras: Adestramento

25 nações

11 equipes

13 países representados por um atleta cada

60 cavaleiros ao total

Os britânicos são campeões por equipe e no individual

A parceria britânica Charlotte Dujardin e Valegro ganharam tanto por equipe quanto no individual nos Jogos Olímpicos de Londres 2012. Eles bateram o recorde no Grand Prix, Grand Prix Especial e Freestyle. Levaram dois ouros no Alltech FEI World Equestrian Games™ 2014 na Normandia (França) e ouro no individual no Campeonato de Adestramento Europeu da FEI, em Aachen (Alemanha), em 2015. Também foram coroados campeões na Reem Acra Copa Mundial de Adestramento da FEI em 2014 e 2015.

A alemã Isabell Werth é mais um fenômeno do esporte e parece estar pronta para bater um novo recorde na Rio 2016. Ela já detém oito medalhas desde os Jogos Olímpicos de Barcelona em 1992, quando levou o ouro por equipe e a prata no individual. Se ganhar a o ouro no Brasil, vai alcançar a nona medalha olímpica, já conquistada pela holandesa Anky van Grunsven (Países Baixos) durante sua carreira espetacular.

Anky van Grunsven também detém o recorde por levar três títulos olímpicos seguidos – em 2000 em Sydney (Austrália), em 2004 em Atenas (Grécia) e em 2008 em Hong Kong (China). Na história do Adestramento Olímpico, a Alemanha dominou o quadro de medalhas, levando 12 por time e sete no individual. Haverá três competições separadas – Grand Prix, Grand Prix Especial e Freestyle to Music.

O Grand Prix de Adestramento acontece na quarta-feira (10) e quinta-feira (11), seguido pelo Grand Prix Especial na sexta-feira (12). O Grand Prix Freestyle vai finalizar as provas de Adestramento na segunda-feira (15).

As medalhas por time serão definidas após as duas primeiras competições – o

Grand Prix e Grand Prix Especial – quando as pontuações são somadas. O Freestayle vai definir as medalhas no individual.

Os juízes

O presidente do Grande Júri de Adestramento é o mexicano Maribel Alonso e os membros permanentes do quadro são Gary Rockwell (EUA), Stephen Clarke (Grã-Bretanha), Eddy de Wolff van Westerrode (Países Baixos), Peter Holler (Alemanha), Thomas Lang (Áustria) e Susanne Baarup (Dinamarca).

O quadro de juízes fiscalizadores (JPS) foi introduzido pela FEI em 2011, a fim de oferecer um sistema de back-up para a correção de erros em todos os eventos, incluindo as Olimpíadas. O JPS também avalia a qualidade do trabalho dos juízes líderes de Adestramento, auxilia na seleção daqueles que serão os delegados superiores do esporte e age como um link entre juízes e a FEI. Os integrantes do JSP na Rio 2016 são  Mary Seefried (Austrália), David Hunt (Grã-Bretanha) e Uwe Mechlem (Alemanha). O delegado de Adestramento da FEI é o belga Jacques van Daele. O chefe administrativo de Adestramento é Elisabeth Williams, que será auxiliada pela Americana Lisa Gorretta.

As equipes

Austrália: Mary Hanna (Boogie Woogie 6), Kelly Layne (UdonP), Kristy Oatley (Du Soleil), Lyndal Oatley (Sandro Boy). Reserva: Susanne Hearn (Remmington).

Brasil: Luiza Tavares de Almeida (Vendeval 4), Giovana Prado Pasa (Zingaro de Lyw), Joao Victor Marcari Oliva (Xama Dos Pinhais), Pedro Manuel Tavares de Almeida (Xaparro Do Vouga). Reserva: Manuel Rodrigues Tavares de Almeida Neto (Vinheste).

Dinamarca: Anna Kasprzak (Donperignon), Agnete Kirk Thinggaard (Jojo AZ), Cathrine Dufour (Cassidy), Anders Dahl (Selten HW).

França: Stephanie Brieussel (Amorak), Ludovic Henry (After You), Karen Tebar (Don Luis), Pierre Voila (Badinda Altana), Alexandre Ayache (Axel).

Grã-Bretanha: Fiona Bigwood (Orthilla), Charlotte Dujardin (Valegro), Carl Hester (Nip Tuck), Spencer Wilton (Super Nova ll). Reserva: Lara Griffith (Rubin Al Asad).

Alemanha: Kristina Broring-Sprehe (Desperados FRH), Sönke Rothenberger (Cosmo), Dorothee Schneider (Showtime FRH), Isabell Werth (Weihegold OLD). Reserva: Hubertus Schmidt (Imperio).

Japão: Kilchi Harada (Egistar), Yuko Kitail (Don Lorean), Akane Kuroki (Toots), Masanao Takahashi (Fabriano 58).

Países Baixos: Adelinde Cornelissen (Parzival), Edward Gal (Voice), Hans Peter Minderhoud (Johnson), Diederik van Silfhout (Arlando). Reserva: Madeleine Witte-Vrees (Cennin).

Espanha: Claudio Castilla Ruiz (Alcaide), Beatriz Ferrer-Salat (Delgado), Severo Jesus Jurado Lopez (Lorenzo), Jose Daniel Martin Dockx (Grandioso). Reserva: Borja Carrascoa (Wonder).

Suécia: Patrik Kittel (Deja), Juliette Ramel (Buriel KH), Taquise Nilshagen (Dante Weltino), Tinne Vilhelmson Silfven (Don Auriello). Reserva: Mads Hendelowitz (Jimmie Choo).

EUA: Steffen Peters (Legolas 92), Laura Graves (Verdades), Kasey Perry-Glass (Dublet), Alison Brock (Rosevelt). Reserva: Shelly Francis (Doktor).

Individual

Áustria: Victoria Max-Theurer (Della Cavaleria).

Bélgica: Jorinde Verwimp (Tiamo).

Canadá: Belinda Trussel (Anton), Megan Lane (Caravella).

República Dominicana: Yvonne Losos de Muniz (Focoloco W).

Irlanda: Judy Reynolds (Vancouver K).

Itália: Valentina Truppa (Chablis).

Coreia: Dongseon Kim (Bukowski).

México: Bernadette Pujals (Rolex).

Nova Zelândia: Julie Brougham (Vom Feinstein).

Palestina: Christian Zimmermann (Aramis).

África do Sul: Tanya Seymour (Ramoneur 6).

Rússia: Inessa Merkulova (Mister X), Marina Aframeeva (Vosk).

Suíça: Marcela Krinke Susmelj (Molberg).

Ucrânia: Inna Logutenkova (Don Gregorius)

As nações

Austrália, Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, Dinamarca, República Dominicana, França, Grã-Bretanha, Alemanha, Irlanda, Itália, Japão, Coreia, México, Países Baixos, Nova Zelândia, Palestina, África do Sul, Rússia, Espanha, Suécia, Suíça, Ucrânia, EUA.

A lista completa de cavaleiros

Todos os conjuntos de cavalos e cavaleiros se encontram aqui

Centro Olímpico da FEI: Para mais informações, visite o Centro Olímpico da FEI, dedicado a todas as temáticas que envolvem os jogos olímpicos e paraolímpicos, antigas e recentes aqui

Informações para editores:

Acesso a todos os releases da FEI na Rio 2016: http://inside.fei.org ( acessível pelo novo layout www.fei.org).

Faça download & compartilhe conteúdo em vídeo gratuito, VNRs e press kits em diversos idiomas (inglês, francês, espanhol, português, japonês, chinês e russo): http://twohearts.fei.org

Acesso rápido a conteúdo de qualidade: vá para https://fei.mediashuttle.com/ Nome de Usuário: FEIolympic@img.com Senha: Feirio2016

Seja um engajador

Apoie o hipismo olímpico usando as hashtags #hipismo #cce #salto #adestramento #ParaAdestramento #Rio 2016 #Olimpíadas #2Corações

 

Hipismo nas Olimpíadas

O hipismo tem participado dos Jogos Olímpicos desde 1912. Medalhas por equipe e individuais são recebidas em três modalidades – Adestramento, CCE e Salto.

As provas de hipismo no Rio vão acontecer no Complexo Esportivo de Deodoro, o segundo maior parque olímpico, juntamente com basquete, BMX, canoagem slalom, hóquei, pentatlo moderno, mountain bike, tiro, esgrima e rugby de 7.

Os países representados no hipismo na Rio 2016 são: Argentina, Austrália, Áustria, Bielorrússia, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, China, Taipei Chinesa, Colômbia, Dinamarca, República Dominicana, Equador, Egito, Finlândia, França, Alemanha, Grã-Bretanha, Irlanda, Itália, Japão, Coreia, México, Marrocos, Países Baixos, Nova Zelândia, Palestina, Polônia, Peru, Porto Rico, Qatar, África do Sul, Rússia, Espanha, Suíça, Suécia, Turquia, Ucrânia, Uruguai, EUA, Venezuela e Zimbábue. .

Eles vão competir em:
Salto: 27 países, 15 times, 75 conjuntos de cavalos e cavaleiros

CCE: 24 países, 13 equipes, 65 conjuntos de cavalos e cavaleiros

Adestramento: 25 países, 11 equipes, 60 conjuntos de cavalos e cavaleiros

Sobre a Federação Equestre Internacional (FEI)

Fundada em 1921, a FEI é o órgão regulador de esportes equestres reconhecido pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). O hipismo integra os Jogos Olímpicos desde as Olimpíadas de 1912 em Estocolmo. A instituição é o único órgão regulador de todos os eventos internacionais olímpicos de hipismo nas modalidades Salto, Adestramento e Concurso Completo de Equitação (CCE), assim como em Atrelagem, Enduro Equestre, Volteio e Rédeas. A FEI tornou-se um dos primeiros órgãos internacionais reguladores de esportes criados para coordenar e regulamentar um paraesporte global em suas sete modalidades convencionais desde que o Adestramento Paraequestre ocupou lugar entre as categorias da Federação em 2006. A FEI coordena atualmente todas as competições internacionais em Adestramento e Atrelagem Paraequestres. www.fei.org

Fonte:

Danielle Monteiro

danielle.monteiro@ogilvy.com

Escreva um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here