Pentatlo engloba provas de corrida, natação, esgrima, hipismo e tiro
Sete cavalos selecionados para disputar o pentatlo moderno na Olimpíada do Rio de Janeiro estão recebendo treinamento e tratamento de luxo em Porto Feliz, no interior de São Paulo. Os animais que já participaram de outras provas, como do panamericano em Toronto, participarão da prova do Pentatlo, que engloba corrida, natação, esgrima, hipismo e tiro e só serão conhecidos pelos atletas 20 minutos antes da prova, o que torna tudo mais difícil.
Segundo Fred Amaral, responsável pelo treinamento dos animais, eles precisam estar muito bem treinados para que aja uma harmonia entre o cavaleiro e o cavalo. “Para isso, eles treinam uma hora por dia e recebem várias regalias, tendo um manejo de ponta, incluindo até a parte estética (crina e cauda sempre penteados e lisinhos) e ração balanceada, própria para animais atletas”.
Assista a matéria completa feita pelo SBT aqui
Pentatlo Moderno se tornou mais conhecido no Brasil em 2012, quando a pernambucana Yane Marques conquistou o Bronze, na Olimpíada de Londres, primeira medalha da América latina no esporte.
Em 2013, ela foi campeã da Copa Kremlin, disputada na Rússia, onde derrotou as duas últimas campeãs olímpicas, Laura Asadauskaite, da Lituânia (Londres 2012) e Lena Schöneborn, da Alemanha (Pequim 2008).
Em agosto conquistou a medalha de prata no Campeonato Mundial de Pentatlo Moderno, disputado na cidade de Kaohsiung, em Taiwan. Esta foi a primeira medalha de prata do Brasil na história da competição.Em outubro do mesmo ano, conquistou o bronze no Campeão dos Campeões de Pentatlo Moderno, torneio disputado pela elite de atletas do esporte, no Qatar. Iniciou o ano de 2014 com a vitória e a medalha de ouro nos Jogos Sul-Americanos, disputados no Chile, na primeira vez que participou desta competição. Foi novamente medalha de ouro do Campeonato Pan-americano na Cidade do México. Em 2015, Yane voltou ao pódio do Campeonato Mundial, conquistando a medalha de bronze em Berlim e tornou-se bicampeã dos Jogos Pan-americanos ao vencer em Toronto 2015. Nesta competição, ela quebrou o recorde mundial da esgrima para o pentatlo moderno, com 18 vitórias e três derrotas, um total de 277 pontos e aproveitamento de 85%, superando o recorde mundial percentual da campeã mundial em Berlim um mês antes, Lena Schöneborn.
Em 31 de julho de 2016, através de uma votação popular realizada na Internet e anunciada pelo presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Yane foi escolhida para ser a porta-bandeira da delegação brasileira nos primeiros Jogos Olímpicos realizados no país.
Medalhas Yane Marques
Jogos Olímpicos
Bronze – Londres 2012 individual (foto)
Campeonato Mundial
Prata – Kaohsiung 2013 individual
Bronze – Berlim 2015 individual
Jogos Pan-Americanos
Ouro -Toronto 2015 individual
Ouro – Rio 2007 individual
Prata – Guadalajara 2011 individual
Jogos Mundiais Militares
Ouro – Rio 2011 equipe
Prata – Rio 2011 individual
Prata – Rio 2011
Fonte- Revista Horse