Pequenos cowboys no 26º Congresso Brasileiro da ABQM

 

Pequenos cavaleiros de várias partes do país se destacaram na arena do Parque de Exposições Dr. Fernando Cruz Pimentel, na cidade de Avaré (SP). A prova que reuniu mais de 30 duplas de laçadores mirins faz parte do projeto ‘Cowboys do Futuro’, de iniciativa da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM). A competição premiou os melhores atletas na sexta-feira (22/04), durante o 26º Congresso Brasileiro da raça, que ocorreu de 18 a 24 de abril.

 

ABQM – Cowboys do Futuro; (Foto: Miguel Oliveira) 

 

Oficializada pela associação em 2015, a prova nasceu fora das pistas há alguns anos e tem como principal objetivo o fomento aos esportes equestres da raça. “Temos duas categorias, uma com competidores de até 10 anos de idade e outra de 11 a 13 anos. A disputa ocorre em dupla, um deve laçar a cabeça e o outro as patas de um cavalete mecânico, que simula um boi”, explicou o presidente da ABQM, Fábio Pinto da Costa. As três melhores duplas de cada categoria receberam troféus e prêmios em dinheiro.

 

Tiago Luz Luizari, de Presidente Prudente (SP), foi um dos destaques do ‘Cowboys do Futuro’, ao conquistar os três primeiros lugares, na primeira categoria. Com 8 anos, o garoto que almeja ser laçador profissional já carrega cerca de 10 títulos de provas de cavalete. O segredo? “Ter fé em Deus e humildade”, revelou. “Ele é muito dedicado e sempre coloca seriedade no que faz”, falou orgulhosa a mãe Giovana Luizari. Conseguindo a média de 8s99, Tiago e o amigo Gustavo Aquino, peseiro (laçador de pé), ergueram os troféus do 1º lugar.

 

Gustavo Aquino e Tiago Luz Luizari – Foto: Jean Philippe

 

Pedro Begos, de 12 anos, já coleciona dois títulos de campeão. O sonho de se tornar um laçador profissional e competir nas arenas dos Estados Unidos o mantém focado no que começou a fazer muito cedo. “Essa vitória é parte da minha dedicação e do meu esforço”, comentou sorridente o menino de Martinópolis (SP), que fez dupla com Matheus Gomes, que tem 13 anos e reside em Maringá (PR). Os cowboys cumpriram a prova, na categoria até 13 anos, em 5s17 e cravaram o melhor tempo da competição.

 

Matheus Gomes e Pedro Begos – Foto: Jean Philippe

 

Carlos Valdemar Neto, de 11 anos, que participa de provas de Três Tambores no Nordeste, conquistou o segundo lugar da mesma categoria. Laçando com Murilo Moreno, em sua primeira prova oficial na modalidade, comemorou ainda a segunda melhor média da competição, considerando os tempos dos dois níveis de provas. Juntos marcaram 6s23. “Fiquei surpreso ao ouvir o locutor falar o meu nome. Eu me sinto muito feliz por ter conseguido laçar a cabeça”, comemorou o sergipano, de Aracaju.

 

 

Fonte: Revista Horse

Escreva um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here