Durante anos, os criadores têm vindo a colocar urina de égua em manequins de reprodução para ajudar a libido impulsionar ‘garanhões. Mas a ciência não tenha apoiado a eficácia deste truque de reprodução galpão até agora.
Para incentivar garanhões estar mais interessados na criação durante o inverno (a criação de off-temporada), pesquisadores franceses recentemente olhei para isso “conto de criadores de idade.” Eles descobriram que garanhões em seu estudo foram mais rápidos para ejacular quando montar um manequim se eles tinha o cheiro da urina de éguas em calor nas suas narinas, comparada com a de éguas fora de calor.
“Nosso estudo sugere que apenas a urina de éguas no cio é eficaz para estimular a libido de um garanhão durante a coleta de sêmen no off-temporada”, disse Daniel Guillaume, PhD, da Divisão de Fisiologia da Reprodução do Instituto de Pesquisa Agrícola do francês e Departamento de Comportamento de o Neuroendocrinologia da Relação e comportamento sexual.Ele apresentou o trabalho do seu grupo na 42ª Equine Dia da Pesquisa francês, realizada em março 17 em Paris.
Reação ao cheiro de urina, independentemente do cavalo vem-parece ser uma resposta relacionada à testosterona, disse Guillaume. Garanhões de estudo da equipe mostrou uma resposta flehmen (lip da onda superior) quando se apresenta com a urina de éguas dentro ou fora do calor, castrados e até mesmo outros garanhões.
Os capões de estudo, no entanto, mostrou muito pouca ou nenhuma resposta flehmen a qualquer da urina, disse ele.
Para chegar a suas conclusões, Guillaume e seus colegas realizou experimentos para testar os efeitos de odores na estimulação sexual dos cavalos. No primeiro experimento, apresentaram vários odores a 13 garanhões reprodutores e 10 cavalos castrados cavalo do esporte. Os odores testados incluem urina de éguas no cio, éguas não no calor, capões, e garanhões. Para os garanhões, os pesquisadores também usaram químicos preparações especificamente, os ácidos gordos ou cresol (um tipo de composto orgânico) a partir das fezes ou urina de fêmeas no cio, dissolvido em água, o que tem sido conhecidas para induzir erecções em ratos não castrados e aos estimular a libido ‘garanhões.
A equipe descobriu que garanhões reagiu com sniffing e respostas flehmen a urina cheira, mas não de forma significativa para a odores químicos, disse Guillaume. Os capões, no entanto, tinham níveis baixos de reação para todos os cheiros.
“A resposta flehmen parece ser um precursor para a libido estímulo e é um reflexo da atividade testosterona no garanhão”, disse Guillaume. “Como os garanhões em nosso estudo eram em sua maioria não responder às soluções químicas, não podemos recomendar estes substitutos para o aumento da libido.”
Em outro experimento, os cientistas estudaram seis reações garanhões reprodutores de Gales “para três diferentes odores colocados diretamente em suas narinas antes da coleta de sêmen usando um manequim. Eles usaram um cotonete de gaze para esfregar quer em calor mare urina, fora de temporada não-ovulatória mare urina ou água para dentro do garanhão narina três minutos antes de conduzi-lo para o galpão de criação. Cada garanhão receberam cada tratamento uma vez, em dias diferentes.
Eles descobriram que os garanhões tiveram respostas flehmen similares em cheirando a urina de ambos em termicamente e de fora-de-calor éguas, disse Guillaume. No entanto, o tempo para ereção era muito menor quando os garanhões tinha em pelo calor mare urina em suas narinas em comparação com out-of-calor urina mare (que teve o mesmo efeito que a água). Estes resultados foram confirmados com outros 30 garanhões em três pregos diferentes.
“O comportamento flehmen constitui uma análise preliminar do odor, e este comportamento é indispensável para estimular a libido garanhão antes do acasalamento o manequim”, disse ele.
Fonte: The Horse