Quatro cavalos entre os seis primeiros são de criação nacional. Competição na Sociedade Hípica Paulista termina nesse domingo, 17/4, com o GP, válido pelo Campeonato Brasileiro Hyundai Senior Top e ranking Longines da Federação Equestre Internacional.
Andrea Muniz e Maloubet Xangô a caminho da vitória (Luis Ruas)
Foi da amazona Andrea Muniz com a égua Brasileira de Hipismo Maloubet Xangô a vitória no Clássico, principal disputa da 45ª Copa São Paulo na Sociedade Hípica Paulista, nesse sábado, 16/4. Dos 69 conjuntos, nove habilitaram-se ao desempate no percurso idealizado pelo course-designer internacional Helio Pessoa.
Andrea e Maloubet Xangô, ilustre filha do super garanhão Baloubet du Rouet, cruzaram a linha de chegada sem faltas em 38s23. A 2ª posição ficou com o medalhista pan-americano Cesar Almeida com Baloujana B Império Egípcio que zerou em 38s34. Em 3º lugar chegou o talentoso cavaleiro da casa Fernando Schilis com Dimensional Landritter do Feroleto, filho de Landritter, líder de estatística de filhos campeões no studbook do cavalo Brasileiro de Hipismo.
Maloubet Xangô, de 9 anos, nasceu nos campos do Haras Xangô na Bahia de propriedade da família da campeã Andrea Muniz, e entre os seus recentes títulos está o Campeonato Paulista Senior Top 2015, os títulos de campeã do ranking de Cavalos Novos 8 anos da CBH e ABCCH em 2015, e agora o Clássico na 45ª Copa São Paulo.
“A Maloubet é danadinha. O pai dela o Baloubet é um cavalo que eu, meu pai e família sempre admiramos muito. Ter um produto dele era uma expectativa que a gente tinha. Foi um desempate bem rápido. Todo mundo realmente entrou para tentar ganhar. Hoje graças a Deus foi meu dia,deu certo!”, comemorou Andrea. “Agora do meio do ano para frente quero subir para saltar o Brasileiro Hyundai Senior Top (1.55m) com ela. Acho que atualmente no Brasil falta uma prova intermediária a 1.50 metro antes de subir para 1.55 metro.”
Placar completo – Na categoria Young Rider (16 a 21 anos), a amazonense Yasmin Almendros Santos com Piaff de Quintin, foi a vencedora e subiu ao pódio na 4ª colocação na classificação geral sem faltas em 40s90. Em 5º lugar chegou o carioca Marcello Ciavaglia com Theron RJ, seguido pelo pernambucano André Miranda com o Chardon JMen, uma falta, 38s28, ambos os cavalos também são de criação nacional. Já na categoria Junior (14 a 18 anos), Pedro Backheuser com Q Pleasure Domar foi o vencedor. O jovem talento carioca também foi o melhor concorrente junior na Copa Ouro, a 1.35 metro, disputada na manhã desse sábado.
Fonte: Carola May