Mais de 100 atletas que garantiram a liderança no ranking 2015 da Federação Paulista de Hipismo (FPH) foram homenageados pela entidade na noite de sábado (19/3) com o Troféu Eficiência. O evento reuniu em São Paulo (SP) cerca de 400 pessoas
José Roberto Fernandez Filho: o cavaleiro olímpico foi o mais pontuado no Salto em 2015, além de faturar o Troféu Eficiência FPH 2015 nas categorias Sênior e Sênior Top (Foto: Ari Filho/Divulgação FPH)
Veteranos como o cavaleiro olímpico José Roberto Reynoso Fernandez Filho e a jovem talento Danelli Miron, que compete na categoria Mini-mirim, foram destaques da edição 2015 do Troféu Eficiência FPH, a maior e mais importante premiação do hipismo paulista, realizado no palco do Villa Blue Tree, em São Paulo (SP). Os dois foram os atletas que mais pontuaram nas provas oficiais de Salto durante o ano. Danelli, 11 anos, faturou o “Troféu Antonietta Revoredo”, instituído em 1993, ao qual concorrem apenas amazonas. Já José Roberto conquistou pelo terceiro ano consecutivo o “Troféu Gianni Franco Samaia”, instituído em 1994, ao qual concorrem amazonas e cavaleiros.
Daneli Miron: a amazona com maior pontuação em 2015, líder da categoria Mini-Mirim e ganhadora de um dos carros sorteados (Foto: Ari Filho/Divulgação FPH)
Aos dois atletas foram conferidos outros troféus: Daneli Miron levou o “Troféu Lorenzo Giobbi” pela conquista da liderança do ranking na temporada, enquanto José Roberto faturou outros dois: o “Troféu Gen. Eloy Menezes” pela quinta vez, a terceira consecutiva, por terminar o ano como líder da categoria Sênior; e o “Troféu Gilbert Azambuja” pela liderança na Sênior Top, aliás, pelo segundo ano consecutivo.
Outro momento especial foi a premiação da amazona e do cavaleiro que somaram mais de 5.000 pontos durante o ano, o que lhes confere inscrever seus nomes no cobiçado “Troféu Cel. Renyldo Pedro Guimarães Ferreira”, que permanece na sede da FPH. E quem teve essa honra em 2015 foi Giulia Dal Canton Scampini, de apenas 18 anos, e José Luiz Guimarães de Carvalho, vencedores pela primeira vez.
No balanço geral, o Salto foi a modalidade com maior número de homenageados (39). O Enduro e Enduro Paraequestre distribuíram 24 troféus; o Adestramento 13; o Concurso Completo de Equitação 12, e o Volteio premiou 7 atletas individuais e duas equipes da Sociedade Hípica Paulista.
Entre os animais, o destaque foi Barochan Bruno que teve seu nome inscrito em dois troféus da FPH: no “Troféu Bibelot” por ter sido o animal que atingiu o maior número de pontos, e no “Troféu Marengo” por somar mais de mil pontos em provas oficiais de Salto. Barochan Bruno é propriedade e foi montado por Antônio Manoel Lopes Sanches, líder da categoria Master B.
No palco subiram de atletas colecionadores de títulos e defendendo as cores de tradicionais entidades do hipismo à representantes de entidades menores como a Hípica Brasil, de Cotia (SP).
Na categoria entidade, o Clube Hípico de Santo Amaro venceu pela 22ª vez como a que maior número de pontos somou em 2015, inscrevendo mais uma vez seu nome no “Troféu Sr. Camillo Ashcar Junior”, que permanece na sede da FPH.
O evento, regado a jantar e muita confraternização, foi encerrado com o sorteio de três carros da marca Uno Vivace 0 km. Os felizardos ganhadores foram: Luciana Marques Ferrara – campeã do Adestramento na série Preliminar Profissional; Marco Antonio Frederico – campeão da categoria Master no Salto, e Daneli Miron, a pequena grande campeã Mini-Mirim de Salto.
Para Plínio Soares Jr., presidente da FPH: “Nossos objetivos foram atingidos em termos de premiação, de confraternização, de apresentação de novidades, homenagens e do sorteio dos carros que teve três amadores como ganhadores: uma amazona do Adestramento, um representante da melhor idade e uma da menor idade”, diz.
Dois lançamentos foram feitos durante o evento: do aAnuário de Hipismo 2015/2016 e o Portal da Transparência da FPH no site da entidade, concretização de um projeto da gestão de Plínio Soares. Segundo o dirigente “é uma obrigação das entidades cumprir as exigências legais que pedem que todos os recursos movimentados, as entradas, saídas e onde foi usada a verba seja de conhecimento não apenas dos federados, mas de quem se interessar, com consultas permanentes na rede mundial de computadores”, diz.
Outro projeto bem sucedido da gestão de Plínio Soares Jr é a FPHTV: “Foi um sonho realizado em parceria com a Flix TV”, diz. A FPHTV transmite “ao vivo” os principais eventos hípicos realizados no Brasil e os armazena no site da FPH, possibilitando tanto o acompanhamento das competições via online, quanto o download posterior. “Hoje já temos quase 4 mil gravações armazenas que podem ser acessadas. Por enquanto estamos concentrados no Salto, mas planejamos estender para as outras modalidades”, observa.
Soares Jr ressalta ainda o recém-lançado “Mídia Kit 2016”, uma espécie de “raio x” da entidade, com apresentação do que é a federação, seus objetivos, modalidades que concentra, entidades federadas, público alvo, entre outros dados, o que transforma o “Mídia Kit 2016” em uma ferramenta fundamental de divulgação e dados para atrair patrocinadores para o esporte.
Há 5 anos à frente da FPH, Plínio Soares Jr. ressalta a importância da maior federação hípica do Brasil: “São 1.700 federados ativos, além de outros 700 federados de outros Estados que vêm competir aqui, em um total de 2.400 atletas ativos. A FPH tem 19 entidades filiadas e outras 54 entidades convidadas ativas. Isso mostra a grande força, importância e contribuição do hipismo paulista não só a nível nacional, mas também internacional. Temos grandes chances de ter a maioria de atletas do Estado de São Paulo nas equipes brasileiras de Adestramento, Concurso Completo de Equitação e Salto nas Olimpíadas do Rio 2016”, finaliza.
Informações para Imprensa:
Rute Araújo