João Victor Marcari Oliva recomeçou a busca por índices olímpicos nesse sábado (5/3) com bons resultados. Competindo no Grand Prix do Concurso de Dressage Internacional de Lier (CDI3* e 4*), na Bélgica, o cavaleiro atingiu o índice da Federação Equestre Internacional (FEI) que é de 64% com seus dois cavalos.
Montando Haddington KHR fechou sua apresentação com 64.740% e com Xamã dos Pinhais 67.380%. Na soma de índices conquistados o atleta já soma sete índices com três montarias: Haddington KHR, Signo dos Pinhais e Xamã dos Pinhais.
Com Haddington KHR foi o quarto índice registrado; com Xamã dos Pinhais foi o primeiro. Puro Sangue Lusitano de criação de Luís Ermírio de Moraes e propriedade de Victor Oliva, Xamã dos Pinhais foi a montaria de João Victor na conquista da medalha de bronze por equipe nos Jogos Panamericanos de Toronto 2015 e das medalhas de ouro individual e por equipe no Campeonato Sul Americano de 2014, no Chile.
Além de João Victor, o Brasil também foi representado no Grand Prix do CDI3* de Lier por Luiza Tavares de Almeida que montando o também Lusitano Vendaval 4 registrou o índice FEI (66.080%), o segundo com este cavalo.
Apesar da Federação Equestre Internacional (FEI) estabelecer 64% como índice classificatório, a Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) estabeleceu como índice desejável 69%.
João Victor Marcari Oliva retorna às pistas nesse domingo (6) onde compete no Grand Prix Special com Haddington KHR (11h15, hora local) e montando Xamã dos Pinhais no Grand Prix Freestyle (14h30), prova que encerra o CDI3 e 4* de Lier.
Na foto, João Victor e Haddington KHR: quatro índices rumo aos Jogos do Rio 2016.
Para acompanhar os resultados do CDI 3* e 4* Lier, na Bélgica, entre no link:
https://concours.nl/wedstrijden/index/view/id/339
Fonte- Rute Araújo