Na noite da sexta-feira, 4/3, o público compareceu em peso ao Palm Beach International Equestrian Center para acompanhar a Copa das Nações CSIO 4* dotada em U$ 150 mil na 8ª semana do Winter Equestrian Festival em Wellington, EUA. Sete diferentes países estiveram pista e a vitória ficou com a Irlanda deixando os donos da casa em 2º lugar. A Colombia fechou o pódio em 3º lugar, seguida pelo México. O Brasil fechou na 5ª colocação. Essa foi a primeira vitória da Irlanda em uma Copa das Nações em Wellington desde 2005.
Rodrigo Pessoa, Fabio Leivas, Karina Johannpeter e Doda Miranda e o chefe de equipe Caio Sérgio Carvalho
A Copa das Nações – sempre disputada em dois percursos – teve a assinatura do course-designer top norte-americano Steve Stephens e Ken Kroem. Na segunda volta, as seis melhore equipes voltaram à pista para a decisão. O resultado é computado pela soma dos resultados dos três melhores de cada equipe.
A campeã Irlanda fechou com apenas 4 pontos perdidos e o único conjunto a garantir duplo zero foi Cian O Connor apresentando Sam du Challois. Conar Swail / Martha Louise e Shane Sweetham / Buckle UP fecharam com apenas derrube cada na 2ª volta e Richie Moloney com Carrabis Z que com 12 pontos teve seu resultado descartado na primeira volta garantiu pista limpa na 2ª. Os EUA foram vice com 8 pontos perdidos e a Colombia, 16 pp.
Rodrigo e Ferro Chin VH Lendenhof
Pelas cores do Brasil, o melhor resultado foi de Rodrigo Pessoa com Ferro Chin VH Lendenhof , que abriu a rodada do Brasil, fechou a primeira volta com uma falta e garantiu pista limpa na 2ª. Fabio Leivas com Allegro van de Donkhoeve e Doda Miranda com AD Nouvelle Europe Z registram um derrube em cada volta.
Doda com AD Nouvelle Europe Z
Fabio e Allegro van de Donkhoeve
Enquanto Karina Johannpeter com Lucero LS La Silla computou oito e nove pontos e teve seu resultado descartado. Essa foi a primeira Copa das Nações do Brasil com novo treinador do Time Brasil o norte-americano George Morris ao lado do chefe de equipe Caio Sérgio de Carvalho.
Karina e Lucero LS La Silla
Temos uma esquadra muito profissional que usamos para chegar ao pódio e eles vão estar aí novamente”, garantiu o chefe de equipe irlandês Robert Splaine. “Trabalhamos duro para conquistar esse título e eles tiveram um resultado fantástico: todos os conjuntos fizeram uma pista limpa e um fez dois zeros. Isso é muito significativo para mim como treinador.”
Nesse sábado, 5/3, a partir das 17h00 (fuso local), a nata jovem do hipismo brasileiro larga na 1ª volta na 4ª edição da Copa das Nações da Juventude nas categorias Young Riders, Junior e Mirim.
Campeã Irlanda – 4 pontos perdidos (pp)
Conar Swail / Martha Louise – 0/4
Shane Sweetham / Buckle UP – 0/4
Richie Moloney / Carrabis Z – 12/0
Cian O Connor / Sam du Challois – 0/0
Vice EUA – 8 pp
Georgina Bloomberg / Lilly – 0/8
Audrey Coulter / Caital Colnardo – 0/0
Laura Kraut / Zeremoni – 0/0
Beezie Madden / Simon – Desistiu / Forfait
3º Colombia – 16 pp
Daniel Bluman / Conconcreto Sancha LS – 8/4
Mark Bluman / Uitteraard – 11/4
Fernando Cardenos / Quincy Car – 0/8
Roberto Teran / Wolkahoma – 0/0
4º México – 17 pp
Juan José Salgado / Tino la Chappel – 0/8
Eugenio Garza / Bariano – 9/12
José Antonio Chedrau / La Bamba – 4/4
Santiago Lambre / Johnny Boy- 1/0
5º Brasil – 20 pontos
Rodrigo Pessoa / Ferro Chin VH Lendenhof – 4/0
Karina Johannpeter / Lucero LS La Silla – 8/9
Fabio Leivas / Allegro van de Donkhoeve – 4/4
Doda Miranda / AD Nouvelle Europe Z – 4/4
Canadá – 25 pp
França – 29 pp
Fonte: CBH – Carola May com Equestrian Sports Producionts e fotos: Gabriela Lutz / CBH