A importância do exame médico veterinário antes de comprar um cavalo.
Por:
Guilherme Maia Mulder van de Graaf, médico veterinário mestre em clínica cirúrgica veterinária pela USP e Professor da Unifeob. Rodrigo Crispim Moreira, médico veterinário mestre em clínica cirúrgica veterinária pela USP e Professor da Unicastelo.
Como o mercado de animais destinados exclusivamente à reprodução vem crescendo continuamente (éguas de cria, garanhões e receptoras de embrião) esses animais devem também ser submetidos ao exame de compra específico para sua finalidade.
Como exemplo, podemos citar o exame andrológico, que avalia todas as funções reprodutivas do garanhão (libido, comportamento durante a monta e qualidade do sêmen) e o exame ginecológico, principalmente com avaliação das condições uterinas das éguas de cria e receptoras.
Após a realização do exame de compra, o médico veterinário deve explicar ao comprador se o cavalo examinado tem condições de desempenhar as atividades esperadas, e, caso doenças que possam interferir no desempenho sejam identificadas durante essa avaliação veterinária, a compra pode ser desaconselhada ou o valor do animal pode ser
renegociado. Por esse motivo, vemos que é muito importante o aconselhamento médico veterinário sempre que novos animais possam ser adquiridos, principalmente animais de alto valor. Assim, é minimizada a possibilidade de prejuízos com desempenho inesperado ou gastos com tratamentos de doenças preexistentes.
Fonte: Revista Mundo Equestre