A Assembléia aprovou projeto de lei, de autoria do deputado Rogério Nogueira (DEM), que proíbe a circulação de veículos de tração de carga realizada por animal e a condução de animais com cargas em todo o Estado de São Paulo. Para o deputado, “é inconcebível”, nos dias atuais, um século depois do surgimento da indústria automobilística, a utilização de animais para a tração de veículos com cargas.
“O emprego de animais no transporte de cargas é um dos atos de maior crueldade para com estes, posto que exaustivo e desgastante”, diz ele.
A complexidade da malha viária, segundo o deputado, não se coaduna com o transporte de cargas utilizando animais, representando risco para o animal, seu condutor e demais veículos.
O projeto deverá agora ser apreciado pelo governador antes de se tornar lei. Se vingar, o Interior verá desaparecer cena ainda típica, que resiste à modernização, especialmente nas pequenas cidades, zona rural e periferias das cidades maiores.
A proibição atingirá o uso de quaisquer animais, notadamente os equinos, asininos, muares e bovinos. Serão exceções a utilização de animais pelas Forças Armadas e pela Polícia Militar, bem como a participação de animais em eventos expositivos, cívicos, religiosos e outras atividades que não apresentem risco de maus-tratos aos animais.
Fonte: Diário do Grande ABC c/ Porforadaspistas