Foto: iStock
Mais comumente diagnosticado em cavalos de desempenho, anidroses também afeta cavalos de inadimplência e parece ser mais prevalente em animais de cor escura.
Anidrose é uma condição comum que apresenta freqüentemente durante os dias longos e quentes de verão e é a incapacidade do cavalo para produzir uma quantidade adequada de suor.
A diminuição da capacidade de manter os limites de temperatura adequados corpo potencial atlético, aumenta o risco de insolação, e poderia agravar outros processos de doença. A causa das anidroses não está bem definida, mas acredita-se envolver excesso de estimulação das glândulas sudoríparas do cavalo por hormônios do estresse, que ocorre normalmente nos meses de verão.
Um cavalo só poderia ter reduções menores na produção de suor, resultando em sinais sutis clínicos, ou uma perda total de produção de suor e sinais graves de hipertermia. Mais comumente diagnosticado em cavalos de desempenho, mas também afeta cavalos de inadimplência e parece ser mais prevalente em animais de cor escura. Anidrose podem ser especialmente problemáticos em animais com doenças coexistentes médicas (por exemplo, metabólicos ou doenças respiratórias), aumentando os níveis de cortisol e demandas respiratórias.
A forma mais comum é visto anidroses incompletas ou parciais e deve ser considerado se ocorrer um declínio no desempenho com um aumento na temperatura ambiente durante os meses de verão. A história completa e exame clínico após o exercício poderiam ser suficientes para chegar a um diagnóstico. Os sinais clínicos de anidroses parcial incluem uma taxa respiratória aumentada e elevada temperatura retal que requer um período de tempo prolongado (maior do que 30 minutos) para voltar ao normal após a cessação do exercício.
Os casos crônicos de anidroses tipicamente presentes com um pobre, casaco de cabelo seco de aparência acompanhada por uma história de letargia durante as épocas mais quentes do ano. Deve-se notar que qualquer cavalo poderia sofrer de anidroses nos meses de verão, incluindo matrizes e cavalos de desempenho aposentados com estilos de vida mais sedentários. Os cavalos afetados terão uma freqüência respiratória elevada em repouso e tenderão a procurar uma sombra, se disponível.
Um diagnóstico definitivo de anidroses pode ser feita através da injeção de uma série de diluições de terbutalina. Isto pode ser útil na determinação da severidade da condição e avaliar a resposta ao tratamento. Exames de sangue, incluindo uma análise do eletrólito, também poderá ser útil na formulação de um plano de tratamento. Por último, uma biópsia da pele pode ser realizada em casos graves para avaliar a estrutura histológica das glândulas sudoríparas, no entanto, isso raramente é necessário para confirmar um diagnóstico.
Existem algumas opções de tratamento para anidroses, mas o que funciona em um cavalo pode não funcionar em outro. Até o cavalo com anhidrosis é medicada com sucesso, ele deve ter limitado exercício intenso durante o calor do dia e devem ser acomodados em instalações que minimizem o aumento da temperatura do corpo, proporcionando sombra, movimento do ar, misters, ou até mesmo mangueiras de água fria . O mais simples dos tratamentos é a suplementação com eletrólitos com base em anomalias identificadas pela química do sangue combinado com a gestão ambiental. Como um último recurso para os casos que não respondem às terapias convencionais, movendo-se o cavalo para um clima geograficamente menos quente e úmido poderia eventualmente restaurar a habilidade do animal para suar.
Fonte- The Horse