Projeto da ABQM aproxima crianças do universo do cavalo

‘Cavaleiros da Natureza’ reuniu cerca de 300 crianças de Avaré durante evento da associação. 

 

 

 

Uma lição diferente, fora da sala de aula, levou alunos da Rede Municipal de Educação da cidade de Avaré, no interior paulista, ao universo do Cavalo Quarto de Milha. Através do ‘Cavaleiros da Natureza’, cerca de 300 crianças tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a raça, em visita ao Parque de Exposições Dr. Fernando Cruz Pimentel. A iniciativa é apenas um de três projetos de responsabilidade social lançados pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM).

A culminância do projeto aconteceu na sexta-feira (16/10), durante o 36° Potro do Futuro, a 9ª Copa dos Campeões e o 1º Derby da maior raça de equinos do país. De acordo com Adriana Moura, coordenadora de Marketing da ABQM, a intenção da associação é estreitar a relação de meninos e meninas com o mundo equestre e espalhar a semente da sustentabilidade. “A ideia é potencializar a capacidade natural que toda criança já possui de ser criativa, transformadora e agregadora”, pontuou a coordenadora.

 

 

 

Victor de Oliveira, de 10 anos, aluno da Escola Municipal Salim Antônio Curiati, participou do Jogo da Sustentabilidade. “Aprendi bastante na brincadeira de perguntas e respostas sobre a natureza. Descobri como economizar água. Vi os cavalos e gostei bastante!”, contou. Da mesma escola, Maria Eduarda Rodrigues, de 9 anos, disse que se divertiu na Pista de Laço, onde acompanhou provas e uma apresentação preparada especialmente para os pequenos cavaleiros. “Eu achei legal, pois teve bastante coisa que eu nunca tinha visto”, afirmou.

 

O projeto nas escolas

“As atividades começaram em sala de aula, onde trabalhamos a cartilha do projeto. Ainda apresentamos para os alunos todo o trabalho social da ABQM quanto à sustentabilidade e à equoterapia, além de falarmos sobre a presença da raça no país. É um universo novo no ambiente escolar e toda ação que possa trazer uma nova forma de aprender será muito importante. O projeto abre caminhos, desperta um novo olhar, ampliando os horizontes para o futuro de cada uma das crianças”, salientou a professora Simone de Fátima Benedite.

Para a diretora da Escola Municipal Salim Antônio Curiati, Elaine Cristina de Melo, a parceria da ABQM com a Secretaria de Educação é de muitos ganhos dentro e fora do espaço escolar. “A associação recebeu os nossos educandos com uma grande estrutura, ofertando segurança e conforto para todos eles. Foi muito gratificante para toda a escola. Os alunos ficaram encantados e, com certeza, despertados para esse setor que pode oferecer oportunidades de emprego para eles no futuro. Isso nos motiva!”, destacou.

 

 

 

 

Jean Philippe Vasconcelos

TEXTO COMUNICAÇÃO CORPORATIVA

Telefones: (+55) 11 3039-4100 | 3039- 4110

 

Celulares: 19 99875-8560 | 98100-8211

Escreva um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here