Com público que já chegou a 49 mil visitantes, evento termina nesse domingo com GP Longines, válido pelo Campeonato Brasileiro Hyundai Senior Top, etapa seletiva da Copa do Mundo e qualificativa olímpica. A entrada é franca.
O páreo foi de tirar o fôlego. Dos 80 conjuntos que largaram no Clássico, a 1.40 metro, 12 habilitaram-se ao desempate na noite do sábado, 10/10, no Concurso de Salto Internacional e Nacional Longines Indoor na Sociedade Hípica Paulista.
Pedro Veniss com Azrael W Sanol Dog Protécnica; img: Luis Ruas
Rodrigo Tsau com Teka GMS, vencedor da primeira prova a 1.40 metro, era líder sem faltas em 33s17. Mas o cavaleiro olímpico Pedro Veniss com Azrael W Sanol Dog Protécnica, que havia emplacado em 2º lugar na primeira prova a 1.40 metro, dessa vez foi à forra e garantiu a vitória com pista limpa em 32s83, levantando a torcida na Hípica Paulista que teve um público de aproximadamente 28 mil visitantes somente nesse sábado. O cavaleiro olímpico Cassio Rivetti, que também começou sua carreira na Hípica Paulista e hoje defende a Ucrânia, emplacou em 3º lugar com Larcos do Refúgio, pista limpa, 34s56.
Rodrigo Tsau e sua Teka GMS ; img: Luis Ruas
Sem dúvida, competir com incentivo da torcida no Brasil é uma emoção muito grande. Antes eu vinha ao Brasil saltar o Athina Horse Show e agora é muito especial disputar o Indoor em casa na Hípica Paulista”, destacou Pedro, 33, que começou sua carreira na entidade e mora na Europa há 15 anos. “Quero agradecer aos proprietários que me cederam os cavalos que são todos fantásticos!”, acrescentou o cavaleiro que também venceu o primeiro páreo internacional com Challenger JMen, montaria com a qual disputa o GP Longines, válido pelo Campeonato Brasileiro Hyundai Senior Top, que encerra a competição nesse domingo, 11.
Final Hermès Young Talent
A disputa também definiu o campeão do Hermès Young Talent, que reuniu cavaleiros e amazonas entre 16 e 25 anos, valendo uma clínica com o campeão olímpico Rodrigo Pessoa, no início de 2016, no Winter Equestrian Festival. E o grande campeão foi o carioca Victor Mariano Luminatti. Na 2ª colocação houve empate entre Pedro Backheuser e Guilherme Foroni.
Victor com Marion Bardet, diretora da divisão equestre da Hermès, e o campeão olímpico Rodrigo Pessoa, embaixador da marca
Agenda
Nesse domingo, 11/10, a principal disputa é GP Longines, válido pelo Campeonato Brasileiro Hyundai Senior Top, tem sua 1ª volta 14h30 e a 2ª volta com os melhores 25% está agendada para as 18h00. A disputa também é válida como seletiva para Copa do Mundo 2016 e qualificativa. No intervalo tem prova show carro x cavalo e corrida de pôneis. Em paralelo na parte da tarde também há possibilidade de passeio gratuito em pôneis para crianças a partir de 2 anos. A entrada é franca.
Clássico – 1.40 metro
Campeão Pedro Veniss / Azrael W Sanol Dog Protécnica – BRA 0/0/32s83
Vice Rodrigo Tsau / Teka GMS – FPH 0/0/33s17
3º Cássio Rivetti / Larcos do Refúgio – Ucrania – 0/0/34s56
4º Artemus de Almeida / Casillero – FPH – 0/0/35s13
5º Mario Appel / Ubiquiste de Grandheid – FPH – 0/0/35s74
6º Pedro Paulo Lacerda / Olympie Cepel JL Síto Chiun – FHMG – 0/0/36s49
Fonte: SHP ; fotos: Luis Ruas / divulgação