Implantação de microchips em animais da raça é obrigatória para os eventos oficiais da ABQM.
Com a obrigatoriedade da implantação de microchips em cavalos da raça Quarto de Milha, os animais não chipados ficam impedidos de participar das competições oficiais da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM). A medida que otimiza a identificação dos cavalos entra em vigor a partir do próximo evento da entidade, que acontece de 12 a 18 de outubro, no Parque de Exposições Dr. Fernando Cruz Pimentel, em Avaré (SP).
“No 36° Potro do Futuro, na 9ª Copa dos Campeões e no 1º Derby da Raça Quarto de Milha, não faremos a identificação manual. Os cavalos inscritos devem estar, impreterivelmente, chipados. O método é um novo aliado para o reconhecimento dos animais. Para melhor comodidade dos proprietários e dos competidores, a ABQM ainda estará realizando a aplicação de microchips na entrada do evento”, explica Daniel Costardi, superintendente-técnico da ABQM.
De acordo com Daniel, o microchip mede 1,5 centímetro de comprimento e 2 milímetros de espessura. Ele é implantado entre os músculos do animal. A colocação é realizada através de injeção, aplicada por veterinário. O chip armazena todas as informações do cavalo. Um aparelho faz a leitura do dispositivo, como um leitor de código de barras. Todos os inspetores oficiais ainda estão aptos a realizar a chipagem em haras ou em locais da preferência dos criadores.
As implantações começaram em 2014, quando a ABQM iniciou diversas ações para orientar e ajudar os seus associados a realizarem a chipagem dos animais. Nota publicada no site da entidade informa ainda que foram enviamos inspetores para centros de treinamento para a realização do procedimento. O solicitante pode obter mais informações entrando em contato com o Stud Book da ABQM, através do site ou do telefone (11) 3864-0800.
Jean Philippe Vasconcelos
TEXTO COMUNICAÇÃO CORPORATIVA