O 36° Potro do Futuro, a 9ª Copa dos Campeões e o 1º Derby da Raça Quarto de Milha totalizaram mais de 4 mil conjuntos inscritos.
Avaré vai parar! Desta vez para mais de 1,2 mil competidores e 2 mil cavalos da raça Quarto de Milha, inscritos no 36° Potro do Futuro, na 9ª Copa dos Campeões e no 1º Derby. Este ano, o evento oficial da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM) recebeu mais de 4 mil inscrições. As competições ocorrem de 12 a 18 de outubro, nas três arenas do Parque de Exposições Dr. Fernando Cruz Pimentel, em Avaré (SP).
Hoje com mais de 470 eventos oficializados e os grandes eventos oficiais, o Quarto de Milha tem atraído um número crescente de participantes. De acordo com o Departamento de Esportes da entidade, o evento superou as inscrições do ano passado, que chegou a 3,7 mil. “Temos modalidade com aumento de quase 60% no número de inscritos. Teremos 20, todas com desempenhos expressivos”, comemora o gerente de Esportes Francisco Garcia.
Com maior destaque em número de conjuntos inscritos, aparece a modalidade Maneabilidade e Velocidade, com crescimento de 56%. Agarrando dígitos bem próximos, Laço em Dupla, com 52%. Também se sobressaem Rédeas, com aumento de 25%, e Western Pleasure, com 21%. Na sequência vem o Laço Individual Técnico com desempenho 17% maior. “Esses números indicam que a raça está sendo conduzida pelo caminho certo”, destaca Francisco.
Derby
O Derby é exclusivo para animais da geração 2010, com cinco anos hípicos. A competição está dividida em três classes: Aberta Livre, Amador Livre e Jovem Unificada. Cavaleiros e Amazonas podem competir em dez modalidades: Apartação, Rédeas, Working Cow Horse, Laço Individual, Laço Cabeça, Laço Pé, Três Tambores, Seis Balizas, Team Penning e Ranch Sorting. “O Derby propicia pontuação aos animais e oportunidades de premiação”, conclui o gerente.
Premiação
No que se refere à premiação, as competições irão distribuir R$ 900 mil. Além do valor em dinheiro, mais de 350 fivelas e 1 mil troféus estarão sendo disputados por competidores de todo o Brasil. “Essa quantia somada aos valores distribuídos no Congresso Brasileiro e no Campeonato Nacional totalizam R$ 2,9 milhões em prêmios pagos apenas este ano pela ABQM em Avaré”, ressalta o coordenador de Esportes Henrique Campana.
Jean Philippe Vasconcelos
TEXTO COMUNICAÇÃO CORPORATIVA