Pelo terceiro ano seguido, o Brasil disputou a final da Copa das Nações, em Barcelona, que reúne as 19 melhores equipes da temporada. Nesta quinta (24/09), foi disputada a primeira passagem e as oito equipes que fizeram menos pontos perdidos classificaram-se para a final. O Brasil terminou em nono lugar com 16 pontos, empatado com México e Catar, e apenas um ponto perdido da grande final. Os classificados para a segunda volta foram: Bélgica, Alemanha, Suécia, Grâ-Bretanha, Estados Unidos, Holanda, Irlanda e Suíca. O Brasil volta à pista amanhã (25/09) para o Longines Challenge Cup, que reúne os 11 países que não foram para segunda volta e tem 300mil euros em prêmios.
O equipe brasileira entrou em pista com Pedro Veniss / Quabri de L Isle. O cavaleiro paulista confirmou a boa fase e foi um dos sete dos 76 conjuntos que fizeram pista limpa, mostrando a grande dificuldade da competição. Depois foi a vez do maranhense Marlon Zanotelli / Rock’n Roll, com quatro pontos e Doda Miranda AD Living The Dream, com 12. Rodrigo Pessoa e Status encerraram a participação do Brasil (21).
A Bélgica terminou em primeiro com cinco pontos perdidos, seguido de Alemanha, com oito e Suécia, também com oito pontos perdidos.
“Além da pista estar muito forte, uma das principais dificuldades desta competição, é que o cavalo já tem que saltar um percurso muito difícil no primeiro dia. Ele não tem tempo de ser adaptar ao local. Ficamos a um ponto perdido da classificação. Infelizmente hoje não deu, mas nos dois últimos anos chegamos à final e acredito que estamos sim no caminho certo. Ainda é muito cedo para falar de Jogos Olímpicos, mas eu acho que estamos no caminho certo e feliz em ver que meu cavalo está numa forma espetacular”, comentou Pedro Veniss.
“Ficamos por apenas um ponto. Foi por muito pouco! Desta vez não deu, infelizmente”, disse Rodrigo Pessoa, que na prova desta sexta, cede o seu lugar para o conjunto Felipe Amaral / Premiere Carthoes BZ.
Campeonato Brasileiro Hyundai de Sênior TOP
Será realizada nesta sexta-feira (25) a sexta etapa do Campeonato Brasileiro Hyundai de Senior Top, com o GP, na Sociedade Hípica Brasileira, no Rio de Janeiro. O torneio recebe os principais cavaleiros atuantes no país. A prova ás 20h é válida também para o Ranking Internacional FEI/Longines e terá R$ 120 mil em prêmios. Ao todo oito GPs integram o Campeonato Brasileiro Hyundai de Sênior TOP e cada cavaleiro tem direito a dois descartes, sendo que a última etapa tem peso 1.5 e não pode ser descartada. O campeão brasileiro leva para casa um Hyundai IX35 0km.
O cavaleiro paulista José Roberto Reynoso Filho segue como o líder do Campeonato Brasileiro Hyundai de Senior Top com 71 pontos. O mineiro Sergio Marins está na vice-liderança com 57 pontos e Pedro Muylaert é o terceiro com 55 pontos.
Na última etapa da competição, realizada no Clube Hípico de Santo Amaro, em São Paulo, o paulista Pedro Muylaert, com Colorado E, foi o grande vencedor do GP, ao terminar a prova de obstáculos a 1.50m, com cinco pontos perdidos e o tempo de 62s21 na segunda volta. Em segundo lugar ficou o conjunto José Luiz Carvalho / Ariness Vant Wolferink, também com cinco pontos e o tempo de 62s95, seguido por Sergio Marins / Valiska du Bois Pinchet, com seis pontos e 65s31.
Resultado Copa das Nações
1º) Bélgica – 5 pontos
2º) Alemanha – 8 pontos
3º) Suécia – 8 pontos
4º) Grã-Bretanha – 9 pontos
5º) Estados Unidos – 9 pontos
6º) Holanda – 10 pontos
7º) Irlanda – 13 pontos
8º) Suíça – 15 pontos
9º) Brasil – 16 pontos
Fonte: CBH