Dois Grandes Prêmios Internacionais e a tentativa de quebra de recorde mundial em altura em salto sobre um muro são algumas das muitas atrações que o Longines Rio Equestrian Festival, maior evento hípico do Rio e um dos mais importantes do Brasil, reservam para participantes e público. Este ano, as principais provas do calendário carioca acontecem durante o CSI/CSN, de 24 a 27 de setembro, na Sociedade Hípica Brasileira.
Mais de 300 cavalos de todo o Brasil já confirmaram presença para disputar, além de competições para as categorias de base e amadores, dois GPs Internacionais e um pequeno GP que vão distribuir quase R$ 300 mil em prêmios.
Os melhores cavaleiros do Brasil estarão a postos já na sexta-feira, para o GP Hyundai –WC, válido como terceira das seis etapas da liga sul americana que seleciona dois cavaleiros para a final da Copa do Mundo, em março de 2016, na Suécia e para o Ranking Longines da Federação Equestres Internacional. A prova, disputada em duas voltas em que contam os resultados das duas passagens mais o tempo da segunda, também sedia a sexta etapa do Campeonato Brasileiro Hyundai de Sênior Top.
Na liderança do Brasileiro vem o cavaleiro olímpico José Roberto Reynoso Fernandez Filho, vencedor deste mesmo GP no ano passado. O Grande Prêmio, com chamada a 1.60m, altura máxima permitida em provas de salto, leva a assinatura da armadora internacional e amazona olímpica Lucia Faria Alegria Simões.
Zé Roberto e Radiator JMen rumo a vitória no Internacional do Rio em 2014; img: Beatriz Cunha
No sábado, o ponto alto do evento é a prova extra, a partir das 16 horas, em que o medalhista olímpico carioca Luiz Felipe de Azevedo vai tentar quebrar o recorde brasileiro e mundial de salto em altura em muro. O cavaleiro, conhecido como Felipinho, é recordista brasileiro de salto em altura (1982) com a marca de 2.31 metro em uma sebe irlandesa no Clube de Campo de São Paulo. Felipe também detém o recorde de 2.32 metros, desta vez num salto sobre um muro, na Piazza de Sienna, na Itália, conquistado em 2002 . Felipinho vai tentar bater o record dele e o Mundial em salto sobre muro, que é de 2.40 metro e pertence ao cavaleiro alemão Franke Sloothaak (1991). No esquenta para competição, Azevedo passou 2.20 m no final de agosto no Haras Massangana, no Rio, o que o credencia para tentativa de quebra de recorde mundial. E, logo depois da façanha, para encerrar o sábado festivo, haverá a disputa do Pequeno GP Banco Itaú, que já está com lotação esgotada de 100 conjuntos inscritos.
No domingo, é a vez do GP Longines – Troféu Roberto Marinho. Instituído há 27 anos para homenagear um dos maiores incentivadores do clube e patronos do esporte, o Grande Prêmio do Troféu Roberto Marinho virou um clássico do calendário hípico nacional. Apenas cinco cavaleiros já venceram esta prova mais de uma vez e têm seus nomes gravados em duplicata no troféu perpétuo estrategicamente colocado em frente à pista que leva o nome de seu homenageado: Fabio Leivas (1988 e 1990), Vitor Alves Teixeira (1991 e 2000), Luiz Francisco de Azevedo (1995 e 2011), Rodrigo Ullmann Lima (2001 e 2002), e Rodrigo Sarmento (2004 e 2012).
Quem ganha a prova, leva para casa uma réplica do troféu e tem seu nome eternizado na escultura em bronze que é um marco de um dos clubes hípicos mais antigos do país.
As provas do Longines Rio Equestrian Festival começam na quinta, a partir das 13 h e de sexta a domingo a partir das 9 h. O evento é aberto ao público e a entrada é franca. Todas as competições serão transmitidas ao vivo e os resultados também podem ser conferidos online, em tempo real, através do site www.shb.com.br ou do aplicativo da SHB disponível para as plataformas Android e IOS.
O GP Longines – Troféu Perpétuo Roberto Marinho será transmitido ao vivo pelo SporTV e o GP Hyndai, passará em VT.
O Longines Rio Equestrian Festival conta com o apoio de Hyundai, Itaú, SporTV, AD Lifestyle, Artefacto, Feat, Osklen, Multiplan, Village Mall e chancela de FEERJ, CBH e FEI.
Fonte; CPC Comunicação