Japão garantiu vaga no Adestramento por equipes. França e Suécia vão trazer time completo de CCE ao Brasil no ano que vem.
O Japão garantiu uma vaga na prova por equipes do hipismo Adestramento dos Jogos Rio 2016. A Federação Equestre Internacional (FEI) anunciou que o país obteve a classificação na Qualificatória Olímpica Especial, realizada na última sexta-feira (11), em Perl, na Alemanha. No mesmo evento, África do Sul e Coréia do Sul ganharam o direito de trazer para o Brasil um representante para a disputa individual da disciplina. Domingo (13), no Campeonato Europeu do Concurso Completo de Equitação (CCE) de Blair Castle (Grã-Bretanha), França e Suécia obtiveram vagas para a competição por equipes dos Jogos.
Um total de 21 atletas de 11 nações estava no evento de Perl lutando por vagas Olímpicas no Adestramento destinadas aos países dos Grupos F (África e Oriente Médio), G (Sudeste da Ásia e Oceania) e outros quatro países do Grupo C (Cazaquistão, Quirguistão, Turcomenistão e Uzbequistão). Japão e África do Sul eram as duas únicas nações a lutar pelo direito de trazer um time completo ao Rio. Indonésia, Irã, Cazaquistão, Coreia do Sul, Marrocos, Palestina, Filipinas, Singapura e China Taipei mandaram representantes em busca de uma das duas vagas individuais para os Jogos.
A luta das equipes foi acirradíssima e os japoneses ganharam dos adversários pela pequena diferença de 0,6%. O time sul-africano, no entanto, não saiu de mãos vazias. Uma de suas atletas, Tanya Seymour, que montou Ramoneur, ganhou para seu país uma das vagas individuais no maior evento esportivo do mundo. A outra ficou com a Coreia do Sul graças ao desempenho do cavaleiro Dongseon Kim e Bukowski.
No CCE, França e Suécia se classificaram para a competição por equipes dos Jogos Rio 2016 por seus resultados no Campeonato Europeu de Blair Castle. O evento oferecia duas vagas Olímpicas a serem disputadas por equipes dos Grupos A (Noroeste da Europa), B (Sudoeste da Europa) e C (Europa Central, Leste Europeu e Ásia Central menos Cazaquistão, Quirguistão, Turcomenistão e Uzbequistão) da FEI. Os franceses ficaram na terceira posição, atrás de Alemanha e Grã-Bretanha, que já contavam com vagas para lutar por medalhas no Brasil. A Holanda, também garantida nos Jogos, ficou em quarto lugar, permitindo aos suecos, que terminaram na quinta posição, comemorar a vaga de sua equipe para competir no Rio.
Na foto, Masanao Takahashi, montando Fabriano, ajudou a equipe japonesa a se classificar no adestramento (Foto: Karl Heinz Freiler/FEI)
Fonte: Rio2016.com Rute Araujo