Filipe Masetti recebe a placa de homenagem das mãos do presidente da ABQM, Marcelo Ferreira.
A presidente Dilma Rousseff recebeu, na manhã desta quinta-feira, atletas brasileiros que representaram o país no Pan e no Parapan de Toronto. A cerimônia, realizada no Palácio do Planalto, também comemorou os dez anos de existência do programa Bolsa Atleta.
“Para mim, é uma alegria e uma grande honra recebê-los aqui. Quero cumprimentar cada um pelos resultados. Temos a obrigação de torcer por vocês, pois nos representam no pódio, no momento mais especial do esporte”, disse a presidente.
Durante seu discurso, a petista lembrou o feito de Thiago Pereira, que chegou à marca de 23 medalhas pan-americanas, ultrapassou o cubano Erick Lopez e tornou-se o maior medalhista da história dos Jogos. Dilma ressaltou a necessidade de uma cultura de ética e respeito ao adversário no esporte.
“Fiquei muito feliz em saber que o Thiago ganhou por uma medalha do cubano, ele tem 23 e o cubano tem 22. É obvio que ele respeita o cubano, mas é equívoco dizer que ele é o primeiro nessa história. Essa é uma da ética do esporte, você vence, mas respeita o adversário, porque o adversário qualifica o vencedor”, declarou.
Amazona do Adestramento Sarah Waddel, medalha de bronze por equipe nos Jogos
Pan Americans de Toronto 2016, sendo homenageada em Brasília
A liderança no quadro de medalhas do Parapan, com 257 pódios (109 ouros, 74 pratas e 74 bronzes), foram vistas por Dilma como “conquistas” que inspiram todo o país. Para Andrew Parsons, presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, a palavra que explica a sensação é “orgulho”.
“Não é fácil conquistar o primeiro lugar nos Jogos Parapan-Americanos. Foram 257 medalhas, em uma campanha fenomenal desse Brasil que vence, mesmo quando a situação parece contrária. Estamos muito orgulhosos”, afirmou.
O ministro dos esportes, George Hilton, falou sobre os dez anos do Bolsa Atleta, programa que já investiu cerca de R$ 60 milhões no esporte olímpico brasileiro e que, segundo o Planalto, ajudou mais de 15 mil atletas.
“Minha alegria em estar aqui hoje celebrando os dez anos do Bolsa Atleta é ouvir a história de cada um dos atletas. Saber como o programa pôde mudar o rumo da vida de quem escolheu o esporte para sobreviver”, disse.
Fonte: ESPN com agência Gazeta Press.