O fim de semana será movimentado nas pistas do Haras Crystal, em Salto de Pirapora, região de Sorocaba, no interior paulista. No sábado (22) acontece a IV etapa do Campeonato Brasileiro da Cia. de Equitação de Trabalho e no domingo (23) a prova de Velocidade. Nas duas disputas quem garante maior número de inscrições são conjuntos formados com cavalos Lusitanos.
Na IV etapa do Campeonato Brasileiro de Equitação de Trabalho, dos 57 conjuntos inscritos 42 são formados com Lusitanos. A competição é dividida em 11 categorias: AB Jovens Cavaleiros, Aberta Amadores, Cavalos Novos A, Cavalos Novos B, Preliminar, Mirim, Aspirantes, Amador, Intermediária, Principal e Maneabilidade.
No domingo (23) será a vez da prova de Velocidade que conta com 31 conjuntos inscritos, 22 deles formados com cavalos Lusitanos. A disputa é dividida em nove categorias: Amador Velocidade, Amador Velocidade 2P, Cavalos Novos, Feminino, Graduados, Iniciantes, Mirim, Profissional e Test-Horse.
As duas competições têm organização da Cia. de Equitação de Trabalho. No Campeonato Brasileiro, os conjuntos Lusitanos têm um ranking anual extra para efeito de premiação especial patrocinada pela Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano (ABPSL).
Na foto, o veterano Benedito Torres Macedo montando Adonis da Sasa JE, conjunto que compete no Campeonato Brasileiro de Equitação de Trabalho na categoria Preliminar. (Foto: Ney Messi/Cia. de Equitação de Trabalho)