As descobertas médicas após um exame detalhado em uma clínica belga foram relatados por Sjef Janssen sábado, que foi o treinador de Totilas e seu cavaleiro alemão Matthias Alexander Rath.
Totilas foi levado para a clínica de sexta-feira depois que ele foi retirado o Campeonato Europeu após a Copa do Grand Prix Unidas quando o cavalo foi visto a ser irregular.
A equipe alemã analisou um vídeo de competição e ordenou um exame veterinário, em seguida, retirou-se o cavalo que tenha sofrido lesões ao longo dos cinco anos desde que ele foi comprado da Holanda.
Sjef disse Totilas precisa de pelo menos quatro a cinco meses parado, e ele disse a um entrevistador de televisão que ele não podia excluir que este poderia ser o fim da carreira competição do cavalo.
Periostite, de acordo com um veterinário, é geralmente crônica e é marcada pela ternura e inchaço do osso e dor, por vezes graves, dor. De acordo com veterinários, que podem ser causados por atividade física excessiva e outros fatores, mas não especulou encostar neste caso.