O número de conjuntos inscritos no Potro do Futuro e no Campeonato Nacional de Laço Comprido cresceu 20% em comparação com 2014.
Mato Grosso do Sul, Estado com um dos ecossistemas mais ricos do Brasil, o Pantanal, que abriga uma grande quantidade de animais e que vivem em perfeito equilíbrio ecológico, foi palco de mais um “horse show”. Foi realizado em Campo Grande, de 6 a 9 de agosto, a 10ª edição do Potro do Futuro e do Campeonato Nacional de Laço Comprido, evento oficial da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM), organizado pelo Circuito de Laço Comprido (CLC). A competição bateu o recorde de inscrições e reuniu importantes laçadores do país.
No Potro do Futuro, as disputas foram nas classes Aberta, Livre e Amador. Já pelos títulos de campeões nacionais, elas ocorreram nas classes: Aberta (Sênior e Júnior), Amador, Amazonas e Jovem Principiante, além da Individual Aberta e Amador (Livre no Braço). No domingo (09/08), aconteceram as finais das provas promovidas pela ABQM e do CLC, com a distribuição de R$ 150 mil em prêmios e fivelas aos campeões. De acordo com os organizadores, o evento recebeu 30 mil pessoas no Parque do Peão.
Anderson Cabral da Silva, um dos destaques nacionais da modalidade, foi campeão pelo segundo ano consecutivo na classe Aberta (Livre) do Potro do Futuro. Ele conquistou o título montando a égua Gold Shiner Mig, filha de Wimpys little Step e Easys Shining Star (Easy Otie Whiz), com a nota 227. A alegria foi maior ainda por obter a 2ª colocação da categoria com a nota 226,5. Nascido em Caarapó (MS), o cavaleiro revelou que laça desde os 7 anos de idade e será um dos participantes da modalidade na Copa dos Campeões, que acontece de 12 a 18 de outubro, em Avaré (SP), e que já conta com 53 conjuntos habilitados.
Recorde de inscrições
Com 265 conjuntos participantes, o 10º Potro do Futuro e o Campeonato Nacional de Laço Comprido registraram um crescimento de 20% nas inscrições deste ano, em comparação com 2014. De acordo com o superintendente geral da ABQM, Celso Minchillo, o aumento é resultado de investimentos da associação no evento. “Impulsionamos as provas com uma premiação ainda maior, mantendo as mesmas taxas de inscrições. Além disso, promovemos um workshop sobre critérios de julgamento, palestrado pelo juiz oficial da ABQM, Tarcísio Barbosa, e mais uma vez contamos com a presença no recinto de equipes do Stud Book e Esportes”, destacou Minchillo.
O presidente da ABQM, Marcelo Ferreira, que também esteve no evento, destacou a qualidade do gado e a organização das provas. “Junto ao CLC, a ABQM tem fomentado essa importante modalidade para o Mato Grosso do Sul. O Laço Comprido técnico é um esporte que vem crescendo muito em todo o país e agora só tende a se fortalecer dentro do MS. O nível genético dos animais está melhorando, tivemos aqui importantes exemplares da raça, e por isso as provas estão cada vez mais disputadas”, destacou o presidente.
Parceria de sucesso
Segundo o coordenador do evento, José Carlos Tavares, a parceria entre a ABQM e o CLC está cada vez mais sólida. “Eu faço um balanço muito positivo do evento. Além de todos os outros investimentos, lançamos este ano o Shopping e a Galeria de Garanhões, que contou com 24 reprodutores nestes quatro dias de provas, proporcionando grande procura dos quartistas pela aquisição de coberturas e de animais. E por esses avanços conquistados, digo que esta é uma parceria de sucesso, que vem rendendo bons frutos, através de muito trabalho e comprometimento com os esportes equestres e com a melhor raça de equinos do país”, afirmou.
Jean Philippe Vasconcelos
TEXTO COMUNICAÇÃO CORPORATIVA
Telefones: (+55) 11 3039-4100 | 3039- 4110
Celulares: 19 99875-8560 | 98100-8211