Mirian Belardes é uma das principais competidoras do país na modalidade de Laço Comprido.
Elas tratam, montam, competem e ganham cada vez mais espaço nos esportes equestres. É forte a participação feminina nas provas de Laço Comprido, modalidade com grande disseminação nas regiões Sul e Centro-oeste do país. Para a atual Campeã Nacional de Laço Comprido, na categoria Amador Principiante, Mirian Belardes, “hoje homens e mulheres têm o mesmo espaço nas arenas”, comemora.
A última vitória da treinadora nascida em Bodoquena (MS) ocorreu no 10º Campeonato Nacional, realizado de 6 a 9 de agosto de 2015, no Parque do Peão, em Campo Grande (MS). Mirian começou a laçar aos 20 anos de idade, em sua terra natal. Morando em Campo Grande há dez, vive em um rancho onde cria, doma e trata de 35 cavalos. No local, ela ainda treina para os campeonatos que participa.
Na prova que venceu, ela largou na segunda ordem e enfrentou 25 homens, além de outras participantes. “O campeonato reúne a família. Podem participar maridos, esposas e filhos. Essa foi a primeira vez que competi nessa categoria. Mas o meu animal estava preparado e fui confiante”, conta. Mirian montou Fanny Keity, filha de Titanic Bars Agn e Cigana e obteve a nota 219,5. Pontuação bem expressiva em sua modalidade.
Vitórias femininas no Laço Comprido
Fernanda Gonçalves Ferreira é outro destaque da 10ª edição do Campeonato Nacional de Laço Comprido, da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM). Ela, que é de Camapuã (MS), conquistou o 1ª lugar, com a nota 223, na categoria Amazonas Principiante, montando Hobby Wood Dun It, filho de Country Dun It e Joyce Cody FF (Hobby Top Cody). Em 2013, Miriam Belardes foi campeã na mesma prova.
Jean Philippe Vasconcelos
TEXTO COMUNICAÇÃO CORPORATIVA