Rio 2016: saiba como está a corrida olímpica por vagas no hipismo saltos

Por ser o país-sede, o Brasil já está garantido na disputa por equipes de saltos

 

 

Rodrigo Pessoa durante a Copa das Nações (Foto: Agência EFE)

 

O hipismo estreou nos Jogos Olímpicos da Era Moderna em Paris 1900, com provas de salto em altura e salto em distância. Até Helsinque 1952, só homens podiam participar. Na história da competição, o Brasil conquistou o bronze por equipes em Atlanta 1996 e Sydney 2000, e o ouro com Rodrigo Pessoa em Atenas 2004. 

Em 2016, as disputas na modalidade saltos serão individual e por equipes, no Complexo de Deodoro. O número previsto de atletas é de 75, sendo no máximo quatro conjuntos por Comitê Olímpico Nacional. Para efeito de qualificação, os países foram divididos em sete grupos de acordo com a região geográfica: A (Europa Ocidental Norte), B (Europa Ocidental Sul), C (Europa Central e Oriental e Ásia Central), D (América do Norte), E (América Central e do Sul), F (África e Oriente Médio) e G (Sudeste Asiático e Oceania). Cada país poderá indicar qualquer atleta que cumpra os requisitos. 

 

PAÍSES GARANTIDOS

Equipes – Brasil (país-sede), Holanda, França, Estados Unidos, Alemanha, Suécia, Catar, Canadá e Argentina. 

VAGAS EM ABERTO 

Prova por equipes (6) – As primeiras cinco vagas foram definidas nos Jogos Equestres Mundiais, em 2014. Das nove que restavam para serem preenchidas em torneios continentais este ano, uma foi para o Catar, outra para o Canadá e outra para a Argentina. Pelo regulamento, caso o Brasil não complete uma equipe, poderá enviar um ou dois conjuntos para a prova Individual.

 

Prova individual (9) – Cavaleiros e amazonas de países que não obtiverem classificação por equipes podem tentar uma das 15 vagas individuais que serão distribuídas conforme o ranking mundial (pontuação válida de 1º de janeiro de 2015 a 6 de março de 2016).  Cada país poderá classificar no máximo dois conjuntos. Os países representados na prova por equipes já estarão assegurados no torneio individual. Depois do Pan de Toronto, Venezuela (2), Colômbia (2), Peru (1) e Uruguai (1) garantiram seus representantes nas Olimpíadas

 

Fonte: Globo.com

 

Escreva um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here